metropoles.com

Brasil atinge 37.312 mortes por coronavírus e 685.427 casos, informa Saúde

As informações foram divulgadas pelo Ministério da Saúde na noite deste domingo (07/06). Só nas últimas 24 horas, foram 1.382 óbitos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
adoslav Zilinsky/GettyImages
ilustração coronavírus
1 de 1 ilustração coronavírus - Foto: adoslav Zilinsky/GettyImages

De acordo com atualização do Ministério da Saúde neste domingo (07/06), em nova plataforma, o Brasil registra 37.312 mortes em decorrência da Covid-19 e 685.427 casos confirmados. Só nas últimas 24 horas, foram registrados 12.581 novos infectados e 1.382 óbitos.

O Brasil ocupa o 2º lugar no ranking mundial de casos de Covid-19 e o 3º lugar em relação ao número de mortes. Na quinta, o país ultrapassou a Itália na quantidade de falecimentos e, desde então, fica atrás apenas dos Estados Unidos e da Inglaterra.

Neste domingo, o ministério divulgou nota informando que está em fase de finalização a adequação da divulgação e ferramentas de informação sobre casos e óbitos de Covid-19.

“Poderão ser conferidos os extratos da plataforma em desenvolvimento referentes ao Brasil, regiões nacionais, estados, capitais/regiões metropolitanas, com os respectivos gráficos de evolução diária dos novos registros”, afirma a pasta.

“O objetivo é que, nos próximos dias, estejam disponíveis em uma página interativa que possa trazer os resultados desejados pelo usuário. Assim, será possível acompanhar com maior precisão a dinâmica da doença no país e ajustar as ações do poder público diante a cada momento da resposta brasileira à doença”, encerra a nota.

Dados atrasados

O boletim diário do Ministério da Saúde virou assunto polêmico na última semana. Nesse sábado (06/06), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou que o governo passou a adotar uma nova sistemática para prestar informações sobre o avanço da pandemia do novo coronavírus no país para evitar subnotificações e inconsistências.

O documento, que começou a ser divulgado às 16h na gestão Mandetta, foi adiado permanentemente para as 19h durante o período de Nelson Teich como ministro da Saúde. Desde a saída do oncologista, a divulgação dos números para a população vem atrasando cada vez mais: na quarta, quinta, sexta e sábado, a tabela atualizada só foi enviada às 22h.

A pasta justificou o atraso de quarta-feira como sendo causado por “problemas técnicos” e o secretário substituto de Vigilância em Saúde, Eduardo Macário, chegou a dizer, em entrevista coletiva, que o a compilação de dados é complexa e, às vezes, era necessário ligar para as secretarias em busca de confirmações.

Depois disso, não houve justificativa. Mas, nos bastidores, a especulação é que o presidente Jair Bolsonaro teria ordenado o atraso para que os jornais televisionados à noite e os veículos impressos não conseguissem fazer a divulgação. Ele mesmo disse a apiadores, na frente do Alvorada: “Acabou matéria do JN”.

12 imagens
1 de 12

Moises Dias/Metrópoles
2 de 12

Moises Dias/Metrópoles
3 de 12

Moises Dias/Metrópoles
4 de 12

Moises Dias/Metrópoles
5 de 12

Moises Dias/Metrópoles
6 de 12

Moises Dias/Metrópoles
7 de 12

Moises Dias/Metrópoles
8 de 12

Moises Dias/Metrópoles
9 de 12

Moises Dias/Metrópoles
10 de 12

Moises Dias/Metrópoles
11 de 12

Moises Dias/Metrópoles
12 de 12

Moises Dias/Metrópoles

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?