Brasil é o 4º país onde o estresse afeta mais a rotina, diz pesquisa
Relatório World Mental Health Day 2024 ouviu 23.667 pessoas de todo o mundo para entender como o estresse afeta a rotina das populações
atualizado
Compartilhar notícia
O Brasil é o quarto país onde as pessoas se sentem mais estressadas, de acordo com o relatório global World Mental Health Day 2024, divulgado nessa quinta-feira (10/10). Suécia, Turquia e Polônia ocupam os três primeiros lugares da lista.
O levantamento foi realizado em 33 países, entre 26 de julho e 9 de agosto deste ano, pela empresa de pesquisa Ipsos. No total, 23.667 pessoas de todo o mundo responderam a um questionário online para compreender os impactos do estresse na saúde mental das populações.
No Brasil foram entrevistadas cerca de 1,5 mil pessoas com idades entre 16 e 74 anos. A maioria deles mora em zonas urbanas, com maior grau de educação.
Entre os participantes brasileiros, 42% recordaram ter passado por mais de um pico de estresse que atrapalhou o rendimento no trabalho durante o último ano. Outros 32% lembraram de pelo menos uma situação de estresse no mesmo período. Apenas 26% dos entrevistados relataram não ter sofrido nenhum pico de estresse.
Estresse incapacitante
Três em cada dez brasileiros (30%) afirmaram ter sentido pelo menos um pico de estresse a ponto de não conseguirem lidar com a situação; quatro em cada dez (41%) experimentaram o sentimento mais de uma vez.
Quando perguntados se tinham estado “deprimidos a ponto de se sentirem tristes ou sem esperança quase todos os dias por algumas semanas?”, 29% dos brasileiros disseram ter enfrentado a situação uma vez, e 32% mais de uma vez. A média global foi 26% para as duas afirmações.
Saúde mental X física
Pelo menos 75% dos brasileiros disseram dar a mesma importância à saúde física e mental. Para 17% dos entrevistados no país, a saúde mental vem na frente, contra 5% que priorizam a física.
Maior impacto entre mulheres
Entrevistados de todo o mundo responderam perguntas como:
- Durante o último ano, você se sentiu estressado(a) a ponto de atrapalhar a rotina?
- Durante o último ano, você se sentiu estressado(a) a ponto de achar que não ia mais conseguir lidar com as coisas?
- Durante o último ano, você se sentiu estressado(a) a ponto de não ir ao trabalho por alguns dias na semana?
- Durante o último ano, você se sentiu deprimido(a) a ponto de se sentir sem esperança por mais de um dia?
Em todas elas, as mulheres foram as que mais responderam ter vivido tais situações de estresse em relação aos homens.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!