metropoles.com

Botulismo: saiba sobre doença que causou duas mortes na Bahia

Estado já registrou seis casos de botulismo provocados pela ingestão de alimentos contaminados pela bactéria Clostridium botulinum

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
GettyImages
Imagem ilustrativa em fundo rosa das bactérias Clostridium botulinum - Metrópoles
1 de 1 Imagem ilustrativa em fundo rosa das bactérias Clostridium botulinum - Metrópoles - Foto: GettyImages

A Vigilância Epidemiológica da Bahia informou, nesta quarta-feira (25/9), a confirmação do sexto caso de botulismo no Estado em 2024. Entre os pacientes afetados, um já teve alta, três permanecem hospitalizados e dois faleceram devido à doença.

De acordo com Eleuzina Falcão, coordenadora de Doenças e Agravos Transmissíveis da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), as vítimas são de diferentes municípios: quatro de Campo Formoso, um de Senhor do Bonfim e outro de Cícero Dantas. Todos os pacientes consumiram o mesmo alimento contaminado: uma mortadela de frango.

O que é botulismo?

De acordo com o Ministério da Saúde, o botulismo é uma doença grave e rara que causa paralisia muscular. Ele é provocado por uma toxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum.

A infecção acontece quando a bactéria entra no corpo por meio de feridas contaminadas ou pela ingestão de alimentos produzidos ou armazenados de maneira inadequada. A toxina liberada pela bactéria, mesmo em pequenas quantidades, pode provocar envenenamento severo em poucas horas.

A toxina botulínica interfere no funcionamento dos nervos, podendo causar complicações graves, como a insuficiência respiratória. Outros sintomas e complicações incluem dificuldade para falar e engolir, fraqueza prolongada, cansaço excessivo, pneumonia por aspiração e infecções sistêmicas.

Transmissão

  • Botulismo alimentar – Ocorre quando a pessoa consome alimentos contaminados, especialmente aqueles que não foram preparados ou conservados corretamente. Entre os alimentos mais envolvidos estão conservas vegetais artesanais, como palmito, picles e pequi; carnes curadas, defumadas ou cozidas de forma artesanal, como salsichas e presuntos; pescados salgados ou defumados; e raramente, alimentos enlatados industrializados;
  • Botulismo por ferimentos – Forma rara de botulismo é causada pela entrada da bactéria através de feridas, especialmente em úlceras crônicas, ferimentos profundos mal cicatrizados, ou lesões resultantes de agulhas, como em usuários de drogas injetáveis;
  • Botulismo intestinal – Quando os esporos presentes em alimentos contaminados se estabelecem e se multiplicam no intestino, produzindo a toxina que é então absorvida pelo organismo;
  • Botulismo infantil – Este tipo afeta principalmente bebês entre 3 e 26 semanas de vida. Uma das causas mais comuns é a ingestão de mel, que pode conter esporos da bactéria e não deve ser oferecido a crianças nessa faixa etária.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?