Cinco pessoas vão parar na UTI após comer molho pesto em festa
Caso aconteceu na França no último final de semana. Molho contaminado foi servido em festa de aniversário
atualizado
Compartilhar notícia
Cinco pessoas que foram a uma mesma festa acabaram internadas na UTI após comerem um molho pesto suspeito de estar contaminado com a bactéria Clostridium botulinum, causadora do botulismo.
A doença bacteriana causa neuroparalisia – lesões nos tecidos nervosos -, e pode matar, caso o atendimento médico não seja imediato. Os sintomas provocados pelas toxinas da bactéria costumam aparecer entre duas horas e dez dias após a ingestão do alimento contaminado.
As cinco pessoas contaminadas foram a uma festa na cidade de Tours, destino turístico francês localizado nos arredores de Paris. Na festa, foi servido um molho pesto artesanal da marca O’Ptits Oignons.
Dois dos casais presentes à comemoração buscaram atendimento médico no sábado (7/9), e um outro convidado foi internado no domingo (8/9). Todos foram para unidades de terapia intensiva para tentar conter o avanço do botulismo.
“Assim que tivermos os resultados dos testes, vamos divulgá-los de imediato. Estamos sinceramente desolados por toda essa situação e nos solidarizamos pelo grupo de pessoas que foi hospitalizado”, afirmou o fabricante do molho pesto em comunicado postado no Facebook.
O que é o botulismo?
O botulismo alimentar é a forma mais comum da intoxicação. Ele ocorre quando há a ingestão de toxinas presentes em alimentos contaminados, que foram produzidos ou conservados de maneira inadequada.
Os alimentos mais comumente envolvidos são produtos em conserva, pois as bactérias se reproduzem com mais facilidade em meios úmidos e não se observa a alteração na cor ou no sabor do produto.
Quanto maior a concentração de toxinas no alimento ingerido, menor o período de incubação e maior a gravidade do envenenamento. Segundo o Ministério da Saúde, os principais sintomas de botulismo são:
- dores de cabeça;
- vertigem;
- tontura;
- sonolência;
- visão turva;
- visão dupla;
- diarreia;
- náuseas;
- vômitos.
As complicações do quadro, quando há demora no atendimento, são:
- dificuldade para respirar;
- paralisia da musculatura respiratória;
- comprometimento de nervos cranianos;
- infecções respiratórias;
- dificuldade para falar;
- dificuldade para engolir;
- fraqueza de longa duração;
- pneumonia;
- paralisia em braços e pernas;
- problemas no sistema nervoso em geral.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!