metropoles.com

Boris Johnson se diz “preocupado” com variante brasileira do coronavírus

Nova mutação do Sars-CoV-2 foi descoberta no Japão após quatro turistas brasileiros desembarcarem em Tóquio

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Freepik/Reprodução
coronavírus covid sars-cov-2
1 de 1 coronavírus covid sars-cov-2 - Foto: Freepik/Reprodução

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, declarou nesta quarta-feira (13/1) que está “preocupado” com a nova mutação do coronavírus de origem brasileira. A variante foi detectada em amostras encontradas de quatro brasileiros que desembarcaram em Tóquio, no Japão, no início do ano e confirmada na terça-feira (12/1) pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

De acordo com o jornal The Sun, Johnson acredita que o controle das fronteiras feito pelo Reino Unido será suficiente para impedir que a nova cepa chegue ao país. A Grã-Bretanha proibiu voos diretos da África do Sul para tentar impedir a disseminação da variante africana, mas ainda não está certo se isso será feito em relação ao Brasil.

Especialistas do Grupo Consultivo de Ameaças de Vírus Respiratórios Novos e Emergentes (Nervetag, da sigla em inglês) também demonstraram apreensão em relação à mutação brasileira do coronavírus. Jeremy Hunt, presidente do órgão britânico, reforçou aos parlamentares do Reino Unido que o país já tem “medidas duras” para impedir que novas infecções venham do exterior. “Estamos tomando medidas para fazer isso em resposta à variação brasileira”, completou.

Nesta terça-feira (12/1), o ministério japonês da Saúde anunciou que pesquisadores do país pretendem isolar a nova cepa do coronavírus identificada no Brasil. O objetivo é estudar a variante para avaliar se há impactos na transmissão e na letalidade do vírus. Segundo as autoridades de saúde japonesas, a nova variante do vírus tem semelhanças com as cepas altamente contagiosas identificadas no Reino Unido e na África do Sul.

6 imagens
1 de 6

2 de 6

3 de 6

4 de 6

5 de 6

6 de 6

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?