Dizer “bom dia” a estranhos proporciona bem-estar, aponta estudo
Pesquisadores da Turquia analisaram dados de 60 mil adultos e constataram que cumprimentar as pessoas proporciona satisfação com a vida
atualizado
Compartilhar notícia
Bom dia, por favor e obrigada. As tais palavras mágicas que foram ensinadas por nossas mães na infância proporcionam bem-estar e satisfação, afirmam pesquisadores da Universidade Sabanci, na Turquia.
Os cientistas analisaram questionários respondidos por 60 mil adultos sobre hábitos de vida e saúde mental, e descobriram que os mais sociáveis, que se permitiam interações momentâneas com saudações e agradecimentos, apresentavam uma satisfação maior com a vida, relatando a sensação de bem-estar com mais frequência.
Publicado na revista Social Psychological and Personality Science, em novembro deste ano, o estudo mostra que conversar com pessoas desconhecidas, ainda que seja por um curto período de tempo, proporciona maior satisfação.
Líder da pesquisa, a filosófa Esra Ascigil acredita que o bem-estar relatado deriva do sentimento de pertencimento, pois o indivíduo passa a se sentir valorizado quando a interação é recíproca.
“Ter um sentimento de pertencimento envolve sentir que você é aceito e valorizado por outras pessoas – muitas vezes é considerado uma necessidade humana fundamental”, afirmou Esra em entrevista ao site Daily Mail.
Interação social previne demência
Além de proporcionar bem-estar, a interação social pode funcionar como um fator protetor contra a demência. Segundo estudo da Universidade de Nova Gales do Sul, em Sydney, na Austrália, interações frequentes – mensais ou semanais – com familiares e amigos reduz o risco de manifestar demência.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!