metropoles.com

“Bolsonaro não impôs uso da cloroquina”, garante Mandetta

Em coletiva nesta quarta (08/04), ministro da Saúde disse que presidente entende necessidade de pesquisa científica para adoção do remédio

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou, na tarde desta quarta-feira (08/04), que o presidente Jair Bolsonaro não fez nenhum “colocamento de imposição” sobre o uso da cloroquina para tratar a infecção pelo coronavírus. O chefe do Executivo e o ministro vinham discordando publicamente a respeito do uso do medicamento nos últimos dias.

“Ele defende que nós possamos garantir o medicamento que o paciente precisa, mas entende, também, que precisamos esperar os conselhos analisarem os estudos”, disse Mandetta. “Aqui tá tudo bem. Quem comanda esse time aqui é o presidente Jair Messias Bolsonaro”, afirmou.

A declaração foi feita durante apresentação do mais recente boletim epidemiológico da Covid-19 no país. Segundo ele, o Brasil tem 800 mortes e 15.927 casos confirmados.

[/relatedposts

O ministro voltou a afirmar que o Ministério da Saúde irá aguardar resultados de exames clínicos, realizados dentro de protocolos científicos, para recomendar o uso da cloroquina em pacientes leves. O medicamento já está autorizado pelo Ministério da Saúde para ser usado em casos críticos e graves.

São Paulo
Mais cedo, nesta quarta, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), e o coordenador do comitê sobre a doença no estado, médico David Uip, disseram que recomendaram a Mandetta a distribuição da cloroquina na rede pública do país, desde que haja receita médica e autorização do paciente.

Durante a coletiva do Ministério da Saúde, Mandetta afirmou que a cloroquina não tem “paternidade” e que não é necessário “politizar” o assunto. “O governador não precisa politizar esse assunto, ele está devidamente colocado e precisamos que todos tenham maturidade, foco, disciplina para que a gente possa atravessar este momento. O presidente não fez, em nenhum momento, qualquer imposição. Ele também entende situações que a gente coloca que podem ser complexas”, disse.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?