Bolo de chocolate faz mal à saúde? Médica comenta fala de Maíra Cardi
Influenciadora afirmou nas redes sociais que o bolo de chocolate está associado a doenças graves como câncer e Alzheimer
atualizado
Compartilhar notícia
Mais uma vez, a influenciadora digital Maíra Cardi gerou polêmica ao fazer apontamentos sobre saúde e nutrição – áreas nas quais não possui formação profissional. Ela disse nas redes sociais que o bolo de chocolate pode estar associado a uma série de problemas de saúde, desde câncer até Alzheimer. Mas será que essa afirmação tem fundamento científico?
Na ocasião, a influencer compartilhou uma receita de bolo de chocolate com informações alarmantes. “O resultado dessa receita é: aumento do colesterol, Alzheimer, infarto, inflamação no intestino, doença celíaca, doenças do coração, oxidação das células, insuficiência hepática, osteoporose, diabetes, câncer, hipertensão, entre outras”, afirmou.
Segundo a médica pós-graduada em nutrologia Patrícia Santiago, a afirmação de Maíra não possui embasamento científico e pode levar a interpretações equivocadas sobre os efeitos de um simples bolo de chocolate.
“É importante destacar que não existe uma ligação direta entre o consumo moderado de bolo de chocolate e doenças tão variadas como câncer, Alzheimer e infarto. Precisamos lembrar que existe uma grande diferença entre o consumo de alimentos isolados, moderadamente, com o consumo diário em grandes quantidades”, destaca a especialista.
Ela lembra que a alimentação é um aspecto importante para a saúde. Porém, é necessário analisá-la de maneira complexa, considerando outros fatores como estilo de vida, genética e padrão alimentar geral.
Patrícia explica que o bolo de chocolate, quando consumido ocasionalmente e como parte de uma alimentação equilibrada, não representa um risco direto para o desenvolvimento de doenças graves. “As afirmações alarmantes de que o bolo de chocolate pode causar uma lista extensa de problemas de saúde são infundadas e podem gerar ansiedade desnecessária nas pessoas”, ressalta a médica.
Leia a reportagem completa no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.