metropoles.com

Biomm solicita registro de vacina inalável contra a Covid-19 à Anvisa

Vacina inalável poderá ser usada como dose de reforço. Ela é livre de agulhas e apresenta proteção imunológica ampla

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
GettyImages
coronavírus ilustração
1 de 1 coronavírus ilustração - Foto: GettyImages

A biofarmacêutica brasileira Biomm solicitou o registro definitivo da primeira vacina inalável contra Covid-19 à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) nesta segunda (5/12). O imunizante, conhecido como  Convidecia Air, foi desenvolvido pela CanSinoBIO e, depois de receber a permissão para comercialização na China, se tornou o primeiro imunizante do tipo aprovado no mundo.

A vacina oferece uma opção não invasiva, utilizando um nebulizador para transformar o líquido em aerossol e permitir a inalação pela boca.

De acordo com estudos publicados na revista científica The Lancet, a Convidecia Air pode induzir forte imunidade humoral, celular e na mucosa para obter proteção tripla contra a Covid-19.

Além disso, ela pode conter efetivamente a infecção e disseminação do vírus após apenas uma dose, bem como gerar resposta imune maior do a induzida pelas doses de reforço convencionais.

Em maio deste ano, a Biomm solicitou o registro definitivo da versão injetável da vacina para a Anvisa, a fim de contribuir com a imunização dos brasileiros de forma contínua e definitiva. A submissão do imunizante segue em avaliação na agência reguladora. Como fazem parte do mesmo dossiê, a aprovação do imunizante inalável depende da aprovação da versão injetável.

“A nova submissão, desta vez da Convidecia Air, busca ampliar o acesso à vacinação por meio de mais uma opção de imunizante contra a Covid-19. É importante ressaltar ainda que, além dos benefícios para a população, a vacina inalável apresenta economia para o sistema de saúde por utilizar apenas um quinto da dose intramuscular”, comenta Heraldo Marchezini, CEO da Biomm.

Após a aprovação do órgão regulador, a companhia prevê importar, inicialmente, as vacinas e, posteriormente, começar a produzir os imunizantes em Nova Lima (MG).

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?