Suco de beterraba: entenda como a bebida aumenta desempenho físico
Nutricionista ensina como usar o suco de beterraba para aumentar o desempenho na academia. Vegetal é rico em nitratos
atualizado
Compartilhar notícia
Bastante conhecido como uma bebida que auxilia no controle da pressão arterial, o suco de beterraba também vem ganhando adeptos entre atletas e pessoas que cumprem uma rotina de treinos.
A beterraba e, em especial, seu suco têm sido associados à melhoria do desempenho físico por estudos recentes.
Um deles mostrou que homens jovens que ingeriram um copo de suco de beterraba antes do treino de força apresentaram um desempenho 7% acima do que a do grupo controle. O trabalho foi feito por pesquisadores da Universidade de Exeter, do Reino Unido.
Outro trabalho, realizado por cientistas da Universidade de Maastricht, na Holanda, comprovou ganhos para ciclistas que tomaram meio copo de suco de beterraba durante seis dia.
Por fim, uma pesquisa da Universidade Camilo José Cela, da Espanha, mostrou que o consumo aumentou a velocidade de corredores.
O nutricionista Bruno Rua, que atende em Brasília, explica que a beterraba é rica em uma substância chamada nitrato e, ao consumi-la, o corpo produz, após uma cascata de reações, o óxido nítrico.
“O óxido nítrico possui capacidade vasodilatadora, permitindo maior aporte de oxigênio e nutrientes até a musculatura. Por este motivo, a beterraba pode funcionar como pré-treino”, comenta o nutricionista.
O especialista destaca, entretanto, que a bebida deve ser inserida de duas a três horas antes da atividade física. Segundo ele, este é o tempo necessário para a produção e a atuação do óxido nítrico no corpo.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!