metropoles.com

Sexo frequente pode trazer 5 benefícios físicos e mentais. Saiba quais

Ciência ainda não sabe qual a frequência ideal de sexo para garantir benefícios, mas atividade sexual segura afeta positivamente a saúde

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
RapidEye/Getty Images
Foto colorida de um casal fazendo sexo embaixo de um edredom branco em cima da cama - Metrópoles - orgasmo
1 de 1 Foto colorida de um casal fazendo sexo embaixo de um edredom branco em cima da cama - Metrópoles - orgasmo - Foto: RapidEye/Getty Images

Fazer sexo é bom para a saúde. Especialistas defendem que, além de ser uma experiência de prazer, transar pode trazer benefícios para a mente e corpo.

Em um artigo publicado no site de divulgação científica The Conversation, o gerontologista (especialista em envelhecimento) espanhol Joaquín Mateu Mollá defende que a atividade sexual traz ao menos cinco benefícios a quem a pratica com frequência.

“Não existem respostas universais que indiquem qual é a frequência ideal para ter todos os benefícios do sexo, depende de cada indivíduo, cada casal, cada contexto. A única verdade é que é preciso ser consensual e se sentir confortável”, indica ele.

As sexólogas Camila Gentile, de São Paulo, e Claudia Petry, de Joinville (SC), também comentam, em entrevista ao Metrópoles, os benefícios à saúde da prática sexual frequente. Veja a lista elaborada por eles:

Melhora do estado de ânimo

O sexo produz endorfinas, substâncias que geram sensação de relaxamento e bem-estar. “A atividade sexual regular pode ser uma forma saudável de redução do estresse pela liberação de estímulos químicos no cérebro”, indica Claudia.

O sexo, porém, não deve ser usado como terapia. “A alta nos hormônios não é suficiente para indicar o orgasmo como tratamento antidepressivo ou para transtornos de ansiedade. Os benefícios da prática são pontuais e os transtornos precisam de atenção muito mais complexa”, ressalta Mollá.

4 imagens
Uma vida sexual ativa e saudável tem impacto direto no bem-estar
É possível manter a sexualidade ativa e saudável até a terceira idade
A alimentação também desempenha um papel em ter uma boa rotina sexual
1 de 4

O sexo é um dos pilares para uma vida saudável, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS)

Witthaya Prasongsin/Getty Images
2 de 4

Uma vida sexual ativa e saudável tem impacto direto no bem-estar

RealPeopleGroup/Getty Images
3 de 4

É possível manter a sexualidade ativa e saudável até a terceira idade

Larry Williams/Getty Images
4 de 4

A alimentação também desempenha um papel em ter uma boa rotina sexual

Getty Images

Diminui o estresse

O estresse é mais que uma reação física. Ele ocorre com o acúmulo do cortisol no cérebro, hormônio que permite ao corpo estar alerta para enfrentar ameaças. Seu acúmulo, porém, acaba prejudicando o organismo.

O sexo diminui o estresse ao equilibrar o fluxo de hormônios no sistema nervoso, reduzindo o cortisol acumulado. “Os casais mais saudáveis tendem a transar justamente nos dias que tiveram mais jornadas estressantes, assim se beneficiam de seus efeitos positivos”, indica Mollá.

Fortalece o sistema imunológico

“O sexo regular pode fortalecer o sistema imunológico. Estudos indicam que a atividade sexual moderada pode aumentar os níveis de IgA, um anticorpo que desempenha papel crucial na imunidade”, indica Camila.

O gerentologista espanhol destaca que pessoas que transam três vezes ao mês inclusive têm mais chance de se proteger da Covid-19, de acordo com uma pesquisa de 2021 feita por cientistas da Universidade de Bagdá, no Iraque.

Reduz a pressão arterial e a dor

A pressão arterial é influenciada pela atividade sexual, já que os movimentos do sexo podem levar a um gasto energético até seis vezes maior do que a pessoa teria em repouso. A frequência sexual constante, portanto, poderia otimizar o funcionamento do sistema circulatório, uma vez que batimentos mais intensos levam a uma espécie de higienização das artérias.

Fortalece as conexões emocionais

O sexo também tem um benefício emocional e mental evidente: fortalecer os laços de afeto entre as pessoas que o praticam. “Transar é uma fonte poderosa de oxitocina, hormônio chave para o bem-estar. Ele é liberado no contato íntimo e, por sua experiência gratificante, estimula as relações sentimentais”, conclui Mollá.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?