Ainda tem festa junina! Conheça cinco benefícios do milho para a saúde
Por ter vitaminas, minerais e fitoquímicos, o milho pode ser um bom aliado do funcionamento do intestino e até do emagrecimento
atualizado
Compartilhar notícia
Em tempos de festa junina, um dos alimentos mais consumidos é o milho. O cereal está presente na forma de canjica, curau ou pamonha, mas quando está sozinho, in natura e direto da espiga, proporciona fibras, carboidratos e antioxidantes ao consumidor e traz inúmeros benefícios para o organismo.
Segundo o nutricionista Diogo Cirico, da Growth Supplements, 130 gramas de milho contém:
- 125 gramas de calorias;
- 5 gramas de proteína;
- 24 gramas de carboidrato.
“O milho in natura é um alimento versátil e saudável. Portanto, não há contra indicação sobre o consumo. Estipular uma quantidade ideal, nesse caso, é desnecessário. Pode incluir nas refeições sem medo”, garante Cirico.
Confira os benefícios do milho:
1. Ajuda no emagrecimento
Uma das várias vantagens do milho é proporcionar um efeito de saciedade, o que o torna um aliado do emagrecimento. O alimento permite que o indivíduo não sinta fome e passe mais tempo sem comer — porém, a sensação só está relacionada à sua forma pura.
“A opção in natura é muito interessante para o emagrecimento, mas a versão processada, seja através de farinha ou outros tipos de ingredientes, pode até atrapalhar”, afirma o nutricionista.
2. Mantém a saúde dos olhos
O milho é rico em zeaxantina e luteína, substâncias com ações antioxidantes que combatem radicais livres. O consumo do alimento temático da festa junina pode, por exemplo, proteger os olhos contra os danos dos raios ultravioletas e da luz azul emitida por dispositivos eletrônicos.
3. Aliado para atletas
Devido a todas as vitaminas, minerais, fibras e fitoquímicos presentes no milho, o cereal pode ser aliado no rendimento em academias e esportes. “Todos os nutrientes ajudam no funcionamento celular e muscular por fornecer energia ao organismo. O alimento ainda tem alta concentração de carboidratos, o que permite uma rotina de treino intenso”, destaca Cirico.
4. Propriedades anti-inflamatórias
O milho contém antioxidantes, como carotenóides e vitamina C, que ajudam a proteger o corpo dos danos causados pelos radicais livres, segundo a médica pós-graduada em nutrologia e endocrinologia Lorena Balestra.
“As propriedades anti-inflamatórias podem ajudar a reduzir o risco de doenças crônicas como condições cardíacas, câncer e envelhecimento precoce”, ensina.
5. Ajuda no funcionamento do intestino
Por ser um alimento fibroso, o milho pode ainda auxiliar no funcionamento do intestino, evitando casos de constipação, desde que seja consumido na forma in natura.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.