Tilápia: conheça benefícios do peixe que é boa opção para a Páscoa
A tilápia é um peixe muito bom para a saúde e pode ser ideal para o almoço ou jantar de Páscoa de quem está cansado do bacalhau
atualizado
Compartilhar notícia
Na Páscoa, é tradição comer bacalhau. Porém, sempre há quem não goste do alimento ou queira variar um pouco de peixe. Neste ano, uma das opções que vêm despontando como possível substituta para o almoço e jantar do feriado é a tilápia.
Ela é um peixe com um gosto bem suave e pode agradar a todos os paladares. A tilápia tem uma textura macia, o que facilita a mastigação e a digestão, e também é de fácil preparo.
A tilápia pode ser feita de várias formas – grelhada ou assada, por exemplo —, todavia, segundo a nutricionista Rita Novais, a sua versão cozida é melhor para quem quiser preparar o peixe da maneira mais saudável possível. Isso porque, dessa forma, ela preserva melhor suas questões nutricionais.
Benefícios da tilápia
A tilápia, assim como outros peixes, é cheia de benefícios para quem quer cuidar da saúde. “São inúmeras vantagens proporcionadas pelo consumo de peixes, que vão desde a prevenção de doenças cardiovasculares até o fortalecimento do cérebro e do sistema imunológico”, diz a nutricionista.
Ademais, a tilápia tem outros benefícios. Ela tem poucas calorias e gorduras e é uma fonte rica em nutrientes essenciais, vitaminas do complexo B, A e D e proteínas de alto valor biológico. Fora que pode até ajudar no emagrecimento, sabia?
“Devido à grande quantidade de proteínas de alto valor biológico, a tilápia é ótima para cuidar do peso, podendo ajudar no ganho de massa muscular”, explica Rita. Como já mencionado, o peixe também é de fácil digestão, então não causa desconforto abdominal.
Em comparação com o bacalhau, a tilápia costuma ser mais barata e pode ser uma melhor opção na Páscoa, já que tem um menor teor de sódio.
Leia a reportagem completa no Alto Astral, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!