Tangerina: veja quais são os benefícios de comer a fruta todos os dias
A tangerina é rica em vitaminas e minerais que ajudam a prevenir algumas doenças. Pessoas com pré-disposição à enxaqueca devem evitar
atualizado
Compartilhar notícia
Descascar uma tangerina é um ato simples, que faz bem para o organismo e ainda perfuma o ambiente. A fruta possui altas concentrações de vitaminas A, B e C, além de ser rica em fibras e minerais como cálcio, potássio, fósforo, sódio e ferro.
“A tangerina, assim como as outras frutas cítricas, possui uma quantidade considerável de vitaminas. Ela é uma excelente opção de sobremesa, já que a vitamina C, por exemplo, aumenta a absorção do ferro pelo organismo”, afirma a nutricionista Beatriz Fausto, que atende em Brasília.
A profissional cita alguns dos benefícios do consumo diário da tangerina. Confira:
Benefícios de comer tangerina
Melhora a imunidade
A tangerina, assim como as outras frutas cítricas, possui uma quantidade considerável de vitamina C, que pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico e prevenir resfriados, gripes e outras doenças provocadas por vírus, fungos e bactérias.
Pele mais jovem
A vitamina C também é um agente importante para o estímulo da síntese do colágeno, que dá firmeza e elasticidade à pele. Ele preenche rugas e linhas de expressão, tornando os sinais do envelhecimento mais sutis.
Além disso, as propriedades antioxidantes da fruta auxiliam no combate aos radicais livres envolvidos no processo de envelhecimento.
Previne a anemia
A tangerina é uma excelente opção de sobremesa, já que a vitamina C aumenta a absorção do ferro consumido através de outros alimentos das refeições. Ela facilita a conversão de ferro férrico para ferroso, importante na prevenção da anemia.
Alivia a prisão de ventre
Ao comer a tangerina, estamos ingerindo uma quantidade significativa de fibras, que auxiliam no trânsito intestinal, previnem a constipação e a prisão de ventre.
Melhora a saciedade
A fruta tem baixos níveis de calorias e alto teor de água, o que ajuda a promover a sensação de saciedade.
Pode comer tangerina todos os dias?
Sim, mas a nutricionista indica um rodízio de frutas no dia a dia, para que não haja monotonia alimentar e tenhamos uma diversidade maior de nutrientes para o organismo.
Pessoas com pré-disposição à enxaqueca devem evitar o consumo excessivo da tangerina, uma vez que a fruta possui octopamina, uma substância que pode favorecer a dor de cabeça nesses indivíduos. “Caso tenha dor de cabeça recorrente, consulte um profissional da saúde”, orienta Beatriz.
Comer a fruta ou tomar o suco?
A nutricionista esclarece que consumir a fruta in natura é melhor do que o suco, que possui menos fibras e um maior índice glicêmico. Quanto maior é o índice glicêmico de um alimento, mais rápido é o aumento dos níveis de glicose no sangue depois da sua ingestão.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!