metropoles.com

Confira os benefícios para o corpo de comer feijão todos os dias

O consumo diário do feijão traz diversos benefícios para o corpo, como melhora do processo digestivo e geração de energia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Krit of Studio OMG/Getty Images
Foto de feijão preto dentro de uma tigela. Há uma colher com o alimento - Metrópoles
1 de 1 Foto de feijão preto dentro de uma tigela. Há uma colher com o alimento - Metrópoles - Foto: Krit of Studio OMG/Getty Images

O feijão é um alimento típico da cultura brasileira, e o seu consumo regular está associado com uma serie de benefícios. A semente é cheia de fibras, que ajudam a melhorar o processo digestivo, e é uma excelente fonte de proteínas, contendo todos os aminoácidos necessários para o funcionamento do corpo.

O nutricionista Nicolas Dutra, que atende em Brasília, explica que, embora todos sejam boas fontes de proteína, vitaminas e mineirais, existem diferenças nutricionais entre os tipos de feijão.

“O feijão preto é conhecido por ser rico em antioxidantes e conter altos níveis de ferro. Já o carioca tem bastante potássio e ferro. O feijão branco tende a ter um teor mais elevado de magnésio. As diferenças nutricionais são relativamente pequenas, e o mais importante é incluir uma variedade de alimentos nutritivos na alimentação para obter todos os nutrientes essenciais”, explica Dutra.

Foto de vários tipos de feijão - Metrópoles
Existem vários tipos de feijão

De acordo com o nutricionista clínico Leandro Rodrigues da Cunha, que atende em Brasília, a quantidade de feijão recomendada é variável, individual e depende do objetivo de cada pessoa.

“Primeiro, é preciso avaliar se não existe nenhuma restrição em relação ao consumo de feijão. A forma como ele é preparado deve evitar temperos prontos industrializados e alimentos embutidos. Se não houver nenhuma restrição, pode consumir todos os dias, de uma a duas conchas por dia”, esclarece Cunha.

Os principais nutrientes presentes no feijão

1 – Ferro: importante mineral que auxilia a síntese de hemoglobina, além de manter as hemácias (células responsáveis pelo transporte de oxigênio e gás carbonico) saudáveis.

2 – Potássio: participa de diversas funções, como a síntese de ácidos nucleicos e proteínas, a produção de energia e contração muscular (inclusive do coração).

3 – Vitaminas do complexo B: ajudam na geração de energia e atuam desde a regulação do sistema imunológico, prevenção de anemia, e manutenção do sistema nervoso e do intestino até a prevenção da queda de cabelo.

4 – Lisina: aminoácido essencial que contribui para a formação de colágeno e a produção de anticorpos, hormônios e enzimas.

5 – Fibras: responsáveis pela regulação intestinal.

Existem contraindicações?

De acordo com Cunha, existem casos bem específicos de contraindicação ao feijão. Algumas pessoas podem não conseguir digerir o alimento, e isso gera desconforto gastrointestinal, com inchaço, flatulência (gases), distensão abdominal e diarreia.

“Pessoas com doenças renais também devem evitar o consumo de feijão, devido à quantidade de potássio que existe no alimento. Em casos raros, alguns indivíduos podem apresentar algum tipo de sensibilidade ou alergia à semente”, alerta o profissional.

E como preparar o feijão?

Cunha explica que o feijão é rico em compostos sulfurados (enxofre), e o excesso da substância pode causar desequilíbrio intestinal.

“O recomendado é deixar o feijão de molho por pelo menos 8h para eliminar ou diminuir esses compostos e fazer o cozimento inicial sem sal e com alguma folha de louro ou outra especiaria. Na hora do preparo do feijão, é melhor evitar alimentos embutidos, como linguiça, salsicha ou bacon”, ensina.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?