Belisca entre as refeições? Veja petiscos fit para não sair da dieta
Beliscar pode prejudicar a saúde e contribuir para o ganho de peso. Nutricionistas indicam opções de comidas saudáveis
atualizado
Compartilhar notícia
Entre uma refeição e outra, muitas pessoas têm o hábito de beliscar para enganar a fome e satisfazer o desejo de comer. Mas, na hora de escolher um “belisquete”, é importante tomar cuidado para não acabar prejudicando a saúde e ganhando alguns quilos a mais.
A nutricionista esportiva Isabela Zago aponta que o problema é que as pessoas costumam buscar alimentos industrializados e ricos em açúcares, gorduras e sódio.
“Alimentos ricos com calorias vazias e baixo valor nutricional aumentam de forma significativa a ingestão calórica, podendo levar ao desenvolvimento de doenças como obesidade, resistência à insulina, esteatose hepática, entre outras”, alerta Isabela.
Contudo, ainda que os alimentos escolhidos sejam saudáveis, é preciso estar atento às quantidades. A nutricionista Ana Gabriela Vasconcelos aponta que não é aconselhável beliscar entre as refeições porque a pessoa pode acabar ingerindo mais comida do que realmente precisa.
“Quem tem o hábito de fazer outras coisas enquanto come, facilmente, exagera nas quantidades. Isso tira a atenção plena do alimento e colabora para o ganho de peso”, explica.
Lanches programados
Para evitar beliscar em excesso, Ana Gabriela afirma que o primeiro passo é incluir lanches programados na rotina. O ideal, segundo ela, é fazer boas refeições principais (café, almoço e jantar). Mas, caso a fome persista, a nutricionista sugere a inclusão de um lanche saudável em um horário específico.
“Se gente está a todo momento beliscando, estamos a toda hora comendo. Isso pode até desencadear ou piorar um transtorno alimentar. Então, é muito melhor fazer um lanche programado que dê saciedade”, completa a especialista.
Fome emocional
O desejo frequente por comer é chamado de fome emocional. Isabela Zago aponta duas razões para o descontrole na hora de beliscar: dieta desequilibrada ou problemas psicológicos.
“O baixo consumo de proteínas e alto consumo de alimentos ricos em carboidratos simples desperta fome em um curto período de tempo. Outro motivo que nos leva a comer algo é a busca por amenizar sentimentos como tristeza, angústia ou ansiedade” detalha a especialista.
De acordo com ela, o ideal é optar por uma refeição mais completa e equilibrada, contendo boas fontes de fibras, proteínas e gorduras, e assim, evitar beliscar de forma descontrolada.
Ana Gabriela também orienta que se observe os sentimentos em relação à comida. “É importante diferenciar a vontade de comer (emocional) da fome física (necessidade biológica). Assim, você consegue trabalhar o autocontrole e os comportamentos prejudiciais”.
Dicas para evitar beliscar em excesso:
- Beba bastante água;
- Mantenha-se ativo e ocupe a mente com outras atividades;
- Varie o seu cardápio;
- Preste atenção se a fome está associada a sentimentos;
- Invista em alimentos in natura que tragam mais saciedade, como frutas, farelos, sementes, castanhas e proteínas magras.
Confira opções de petiscos saudáveis:
- Tomate cereja com manjericão e azeite;
- Palmito;
- Palitos de cenoura e abobrinha temperados com mostarda;
- Cubinhos de queijo branco com orégano e azeite;
- Ovos de codorna com creme de ricota;
- Frutas com castanhas;
- Chocolate 70% cacau;
- Panqueca de aveia.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.