Bebês podem precisar usar lentes de contato. Oftalmologista explica
Oftalmologista afirma que os óculos podem ser muito pesados para as crianças e, por isso, as lentes corretivas são mais indicadas
atualizado
Compartilhar notícia
Você sabia que os bebês também podem usar lentes de contato? Publicado no último domingo (14/1), o vídeo de uma mãe colocando o corretor visual em sua filha pequena viralizou no Instagram.
As imagens mostram Amora, que tem nove meses e sofre de catarata congênita, problema visual que está presente desde o nascimento ou logo após o parto. A mãe do bebê mostra como é a rotina de higienização e aplicação das lentes na pequena, que tem 21 graus em cada olho. O objetivo da lente, segundo a mãe, é desenvolver o sistema neurologico e para que a menina possa enxergar normalmente no futuro.
Segundo a oftalmopediatra Giovanna Marchezine, do Hospital de Olhos de Cuiabá (HOC), as lentes são inclusive mais indicadas para as crianças de colo do que os óculos, pois a armação pode ser pesada, desconfortável e afetar mais ainda a visão do bebê.
“Claro que antes de colocar a lente em uma criança é importante avaliar o grau nos olhos dela. Um dos exames para detectar a catarata congênita é a biomicroscopia. A avaliação vai identificar possíveis diferenças de graus entre um olho e outro, o que permite uma adaptação de lente mais precisa”, explica Giovanna.
Se necessário, os oftalmologistas removem todo o cristalino com catarata através de uma pequena incisão no olho. Há também a possibilidade de implantar uma lente de plástico ou silicone no mesmo procedimento. As operações, porém, podem não ser seguras para todos os casos e é uma decisão a ser tomada pelos médicos.
“Em pacientes com catarata congênita menores de um ano, normalmente não se implantam lente intraocular. Até atingir a idade ideal, ele segue com as lentes comuns. No entanto, ressalto a importância dos responsáveis serem bem orientados quanto à higiene para manipular os corretores visuais da maneira certa”, afirma o oftalmopediatra Mayo Tavares, do CBV-Hospital de Olhos.
No caso de Amora, ela passou pela cirurgia aos quatro meses de idade e, por isso, não implantou as lentes dentro dos olhos. A mãe deve continuar colocando o corretor visual na filha até que ela atinja a idade necessária.
Dicas para uso correto das lentes
- Lave sempre muito bem as mãos com água e sabão e seque-as antes de manusear as lentes;
- Em hipótese alguma deixe a criança dormir de lente (salvo casos em que haja indicação médica);
- Descarte diariamente o líquido dos estojos das lentes e o substitua por um novo;
- Não utilize água da torneira para a higienização da lente e dê preferência aos produtos próprios para limpeza e conservação;
- Não as use por mais tempo que o indicado pelo oftalmologista. Faça o descarte das lentes no tempo correto.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!