Beber uma xícara e 1/2 de café por dia prolonga a vida, sugere estudo
Pesquisa realizada por universidade chinesa confirma que consumo regular do grão traz benefícios à saúde
atualizado
Compartilhar notícia
Sabe aquela xícara de café que você consome no início da manhã ou depois do almoço? Um estudo coordenado por pesquisadores da Universidade de Jinan, na China, concluiu que ela pode diminuir os riscos de morte prematura.
Os cientistas analisaram informações de saúde de 171 mil britânicos coletadas para o projeto UK Biobank. Os dados compreendiam sete anos, período entre 2009 e 2018. De acordo com a análise, pessoas que tomavam entre 1,5 a 3,5 xícaras de café por dia apresentavam menor risco de morte.
Os participantes tinham em média 56 anos de idade e não tinham nenhum tipo de câncer ou doença cardíaca no começo do trabalho.
Conclusões
Dentro do período analisado, foram registradas 3.177 mortes: sendo 1.725 delas por câncer e 628, por doenças cardíacas.
Pelo fato de o estudo ser estritamente observacional, os cientistas não conseguiram determinar se beber café realmente causou um menor número de mortes. Foi estabelecida apenas uma correlação.
Benefícios da cafeína
Outros estudos já apontaram os benefícios da cafeína para a saúde humana. O café, por exemplo, pode ajudar o corpo nas seguintes questões:
- Reduzir a inflamação;
- Diminuir os danos celulares;
- Aumentar a atividade cerebral;
- Melhorar a memória de curto prazo;
- Diminuição na probabilidade de ter diabetes tipo 2.
Mas, apesar desses benefícios, o consumo de cafeína também foi associado à interrupção dos padrões de sono e riscos durante a gravidez.
Confira dietas para alimentar de forma saudável:
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.