Beber pouca água eleva o risco de ter AVC. Médico explica relação
Beber água o bastante é fundamental para regular a saúde vascular e prevenir doenças incluindo o AVC. Entenda impactos da hidratação
atualizado
Compartilhar notícia
Não é nenhuma novidade que se hidratar é fundamental para a saúde. Especialistas recomendam uma ingestão média de 35 ml diários para cada quilo, ou seja, uma pessoa de 80 kg deveria consumir cerca de 2,8 litros de água por dia para manter o organismo em um bom funcionamento.
De acordo com o neurocirurgião Victor Hugo Espíndola, do Distrito Federal, uma boa hidratação ajuda a prevenir uma série de doenças, como o acidente vascular cerebral (AVC), por exemplo. É a água que tomamos que mantém a viscosidade sanguínea adequada e regula a pressão arterial.
“A ingestão adequada de água favorece a fluidez sanguínea, reduzindo a formação de coágulos. Isso contribui diretamente para a saúde vascular cerebral, minimizando o risco de obstruções nos vasos”, destaca o médico.
Por outro lado, a desidratação eleva a pressão arterial, aumentando a predisposição a eventos vasculares. “Além disso, pode contribuir para condições como hipertensão e diabetes, fatores de risco conhecidos para AVC”, diz Victor Hugo.
Leia a notícia completa no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!