metropoles.com

Bebê paquistanês nasce com dois pênis e sem ânus

Caso ocorreu no Paquistão. Malformação congênita só foi registrada 100 vezes em toda a história

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Image Source/Getty Images
Foto de bebê nas sombras, contraluz - Metrópoles
1 de 1 Foto de bebê nas sombras, contraluz - Metrópoles - Foto: Image Source/Getty Images

Um bebê paquistanês nasceu com uma má-formação rara: ele veio ao mundo sem ânus e com dois pênis funcionais. A ocorrência de dois pênis é tão extraordinária que só foram encontrados 100 registros semelhantes na história da medicina, sendo que o primeiro caso data do século 17.

O relato sobre o bebê foi publicado no International Journal of Surgery Case Reports em março passado. A diafilia, como é chamada a condição de ter dois pênis, é uma anomalia anatômica que ocorre uma vez a cada seis milhões de nascimentos.

“A diafilia é muitas vezes associada a outras malformações congênitas, como a uretra aberta, o saco escrotal deslocado no corpo, a bexiga duplicada ou fora do corpo, o ânus fechado e até malformações de vértebras”, descreveram os médicos.

Entenda o caso

O bebê nasceu de parto normal após 36 semanas de gestação. Os pênis não eram iguais entre si, um sendo 1 centímetro maior que o outro. Os dois tinham todas as funções urinárias estabelecidas e, ao que tudo indicava, também estavam aptos para as funções reprodutivas.

O bebê passou por cirurgias de emergência no pós-parto para abrir o canal do reto. Os dois pênis foram mantidos, mas a criança passará por exames periódicos. “É preciso avaliar qual é o pênis menos funcional para começar as cirurgias plásticas”, afirmaram os médicos.

Como anatomicamente ambos os pênis parecem funcionais, será preciso um estudo mais aprofundado para determinar qual deles será retirado.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?