Bebê de 10 meses morre após engolir brinquedo no banho
Esther Jo Bethard engoliu bolinha que incha na água enquanto tomava banho. Brinquedo também é vendido no Brasil
atualizado
Compartilhar notícia
Uma bebê de 10 meses de idade morreu, no início de julho, após engolir um brinquedo enquanto tomava banho nos Estados Unidos. A pequena comeu um Orbeez, espécie de bolinha de gude de gel que cresce ao ser mergulhada em água e também está à venda no Brasil.
Esther Jo Bethard era a filha mais nova do casal Tyler e Taylor Bethard, que tem outros quatro filhos. A criança estava a poucos meses de seu primeiro aniversário quando engoliu o brinquedo — ela apresentou sinais de infecção no dia seguinte e morreu logo depois.
“Ela teve um bloqueio intestinal causado pela bolinha e apresentou sintomas de infecção estomacal”, conta a mãe, em entrevista ao portal Fox News. Os pais afirmam não ter visto o momento em que a criança engoliu o Orbeez, que é recomendado a maiores de 3 anos.
Taylor diz que nunca teria permitido que os filhos brincassem com a bolinha se soubesse os riscos, que não se limitam à asfixia. Depois do ocorrido, a mãe entrou em contato com autoridades, indústrias produtoras de Orbeez e escolas para avisar sobre os perigos do brinquedo.
“As bolhas devem ser banidas/recolhidas dos comércios como brinquedos infantis. No mínimo, deveriam ter um aviso no rótulo para alertar sobre os perigos que proporcionam a crianças”, pede Taylor, que é professora.
Um representante da Comissão de Segurança Pública do Consumidor dos Estados Unidos afirma que a agência está ciente da morte trágica e investigando o incidente.
“Temos trabalhado com a indústria para melhorar os padrões para esses produtos e estamos considerando opções adicionais de regulamentação, caso não o façam em tempo hábil. Encorajamos fortemente os pais e cuidadores a relatar quaisquer incidentes com este produto”, acrescenta.
A princípio, os Orbeez eram comercializados como produtos agrícolas destinados a manter a umidade do solo, uma vez que absorvem o líquido em contato e, por isso, crescem. As bolinhas também são muito usadas dentro de jarros de flores para mantê-las hidratadas.
SBP alerta para uso de brinquedos inapropriados
A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) pede que pais e responsáveis fiquem atentos à idade apropriada de cada brinquedo: uma opção para crianças com mais de oito anos pode ser perigosa para as de três, por exemplo, já que as menores têm tendência a colocar peças pequenas na boca e são mais propensas a engolir ou sofrer engasgos.
Os sinais de ingestão por brinquedos podem ser:
- Se recusar a comer;
- Náuseas e vômitos;
- Dores abdominais;
- Constipação intestinal.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.