Bebê mais prematuro do mundo entra para o Guinness Book
Ao nascer, Curtis Means tinha menos de 1% de chance de sobreviver. Médicos consideram que ele superou parâmetros científicos
atualizado
Compartilhar notícia
Um bebê, nascido na 21ª semana de gestação, entre o 4° e o 5° mês, agora faz parte do Guinness World Records 2021 como campeão no quesito sobrevivência. Curtis Means já tem 1 ano e 5 meses, mas, quando nasceu os médicos afirmaram que ele tinha menos de 1% de chance de viver
A criança nasceu no Hospital da Universidade do Alabama (EUA) e era gêmeo de uma menina. C’Asya Means não resistiu e faleceu no segundo dia após o parto. O menino nasceu com 420 gramas, o equivalente ao tamanho de uma bola de futebol.
A criança recebeu cuidados médicos para ajudá-lo a respirar, regular a temperatura corporal e se alimentar. Após cerca de três meses, os médicos conseguiram retirá-lo do respirador e nove meses depois, ele recebeu alta.
“Curtis desafiou todas as probabilidades científicas”, afirmou o Colm Travers, médico e professor assistente da Divisão de Neonatologia que ajudou nos cuidados e tratamento.
Ele nasceu exatamente um mês após o bebê mais prematuro do mundo, de quem tirou o título. Antes dos dois, o recorde permaneceu inalterado por 34 anos.
Cerca de 15 milhões de bebês nascem prematuros todos os anos no mundo. No Brasil, são 340 mil nascidos antes da hora, o que representa cerca de 12% do total de nascimentos no país a cada ano. Uma gestação completa varia entre 37 e 42 semanas. O bebê é considerado prematuro quando nasce antes da 37ª semana de gravidez.