metropoles.com

Bebê do DF operada dentro da barriga da mãe nasce com 1,7 Kg

Na quarta (20), a recém-nascida passou por nova cirurgia para corrigir os problemas causados pela má formação do diafragma

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Foto: Divulgação
hernia bebe
1 de 1 hernia bebe - Foto: Foto: Divulgação

A bebê que virou notícia por ter sido submetida a uma cirurgia intrauterina inédita no Distrito Federal para o tratamento de uma hérnia diafragmática fetal nasceu na sexta-feira (14), pesando 1,745 kg. A cesárea foi realizada depois de um rompimento prematuro da bolsa, a mãe estava com oito meses de gestação.

O parto foi realizado no Hospital Santa Luzia, por uma equipe multidisciplinar. Segundo o ginecologista e obstetra responsável, Matheus Beleza, do Centro de Medicina Fetal (Cemefe), o procedimento foi muito cuidadoso, pois o cordão umbilical só poderia ser cortado depois que o dispositivo instalado na traqueia da bebê durante a cirurgia anterior fosse retirado. “O cordão umbilical continuou ligando a recém-nascida à mãe para garantir o fluxo de sangue e oxigênio. Em seguida, retiramos o balão para a bebê respirar e, só aí, cortamos o cordão”, explica o especialista.

Por ter nascido prematura, a bebê foi para Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Neonatal. Na noite de quarta-feira, (20), a recém-nascida foi novamente operada pela equipe pediátrica para corrigir a hérnia diafragmática, que atrapalha a respiração da criança. Ela segue internada mas está estável. O problema de má formação afeta aproximadamente um em cada 4 mil nascidos vivos. A doença é rara e grave, mas a taxa de sobrevida em caso de operação aumenta para 70%.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?