metropoles.com

Bebê de 5 meses tem doença rara que transforma corpo em “pedra”

Pais da britânica Lexi Robins decidiram expor a condição para ajudar a financiar pesquisas sobre o assunto

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arquivo Pessoal
lexi robins
1 de 1 lexi robins - Foto: Arquivo Pessoal

Os pais de uma bebê britânica de apenas 5 meses estão em uma campanha de conscientização para dar maior visibilidade a uma doença rara conhecida como FOP, abreviação para Fibrodisplasia Ossificante Progressiva.

A condição faz com que os músculos, os tendões e os ligamentos sejam paulatinamente substituídos por ossos. Em um primeiro momento, isso dificulta os movimentos e, com o passar do tempo, os paralisa, por isso se diz que o corpo das pessoas acometidas pela FOP se transforma em “pedra”.

Lexi Robins nasceu em janeiro deste ano e seus pais começaram a desconfiar de que havia algo errado ao perceberem que ela mexia muito pouco os dedos do pé. Realizando pesquisas, eles chegaram em um especialista britânico sobre o problema, que sugeriu uma investigação genômica.

Há 15 dias, o resultado da análise feita nos Estados Unidos confirmou que a menina sofre de FOP. “O gene que procuravam era o gene ACR1 e, infelizmente, é o gene que ela tem”, lamentou Alex Robins, pai de Lexi, em entrevista ao The Mirror.

Não existe cura para a doença ou maneira de evitar o seu desenvolvimento e, por isso, é comum que os pacientes fiquem confinados a uma cadeira de rodas ou a uma cama após os 20 anos de idade. Um trauma causado por uma queda pode agravar o problema, o que limita bastante a vida deles também na infância.

Para enfrentar a situação, os pais de Lexi decidiram expor o caso da filha. O propósito deles é incentivar pesquisas sobre o problema.

“Há uma grande comunidade de outros pais que têm filhos com FOP e um dos pais começou esta instituição de caridade chamada FOPFriends, e tudo o que eles conseguem, doam para a pesquisa para tentar apressá-la. Esse é o nosso objetivo, ajudá-los a aumentar a conscientização e a levantar fundos. Foi absolutamente doloroso, mas tivemos o apoio deles”, desabafou Alex.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?