Bean protein: saiba detalhes sobre suplemento proteico de feijão
Pesquisadores brasileiros conseguiram obter um concentrado proteico à base de feijão carioca semelhante ao whey protein
atualizado
Compartilhar notícia
Pesquisadores brasileiros conseguiram obter um concentrado proteico à base de feijão carioca semelhante ao whey protein, o suplemento em pó que é o queridinho do público que frequenta academias.
A versão de whey à base de feijão foi criada por pesquisadores da Embrapa em agosto de 2023, e a motivação dos autores foi justamente ampliar a oferta de suplementos proteicos à base de plantas, um mercado que vem crescendo mundialmente.
A pesquisa foi capitaneada pela engenheira de alimentos Janice Ribeiro Lima, que é vinculada à instituição. “O fato de o feijão ser uma das leguminosas mais representativas para o país influenciou a ideia de obter um concentrado proteico dele. Como temos grande produção nacional de feijão, inclusive para exportação, consideramos que é uma matéria-prima ideal para obter concentrados proteicos”, explicou Janice, ao portal de notícias da Embrapa.
O suplemento obtido pela equipe alcançou 80 gramas de proteína para cada 100 gramas do produto, o que representa 80% da composição e é considerado um excelente patamar. Outra vantagem do “bean protein” é o aporte de ferro ao corpo.
O ferro é um nutriente importante para a saúde das hemácias, células do sangue responsáveis pelo transporte de oxigênio – o que, em última instância, impacta no funcionamento de todo o corpo.
O concentrado de feijão tem características muito semelhantes a outros produtos existentes no mercado que são “clean taste”, ou seja, o gosto neutro não interfere no sabor de outros ingredientes adicionados a ele. O “bean protein” poderia entrar na fabricação de diversos alimentos, como hambúrgueres vegetais, empanados, leites vegetais e iogurtes.
Importância das proteínas na alimentação
O nutricionista Diogo Cirico, da Growth Supplements, explica que proteína é um termo genérico que se refere a uma grande família com substâncias e funções muito diferentes. O papel mais conhecido é o de construção da massa muscular — ela ajuda a reparar o tecido depois que ele é rompido no exercício, aumentando o volume do músculo.
“A quantidade ideal do macronutriente por dia gira em torno de 1,4 a 2 gramas por quilo de peso do indivíduo. O valor varia conforme a pessoa pratica ou não atividade física”, afirma Cirico.
Suplementos proteicos
O whey protein é um dos suplementos proteicos mais utilizados. Ele é extraído do soro do leite, tornando-se um concentrado de proteínas de alto valor biológico.
Pessoas com restrições ao consumo de fontes de proteína animal podem optar por suplementos à base de leguminosas, como ervilha, soja e arroz. O “bean protein” seria mais uma alternativa.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!