BCAA: o que é e como funciona suplemento para turbinar treino
Os três aminoácidos estimulam a síntese de proteínas, que é fundamental para a construção e a reparação dos músculos
atualizado
Compartilhar notícia
Os suplementos alimentares são aliados dos praticantes de atividades físicas que desejam melhorar a performance. Umas das opções é o BCAA, que contém os aminoácidos leucina, isoleucina e valina. Esses três aminoácidos atuam estimulando a síntese de proteínas, que é fundamental para a construção e a reparação muscular.
O nutricionista funcional e esportivo Diogo Cirico, responsável técnico da Growth Supplements, diz que o BCAA é indicado tanto para ser consumido antes como depois do treino. “No caso de indivíduos que desejam adiar a fadiga muscular, o ideal é no pré-treino. Para quem deseja aumentar a qualidade proteíca da refeição, o recomendado é após o treino”, diz.
“Em geral, o BCAA é indicado para praticantes de esporte de resistência, como maratonas e triatlo. Ele não serve para substituir uma alimentação, pois não é capaz de suprir necessidades, apenas complementá-las”, explica Cirico.
Qual a quantidade ideal?
Os valores ideais de consumo do BCAA variam entre 0,05 gramas por kg de peso corporal até 0,1 kg de peso, ou seja, um indivíduo de 70 kg pode necessitar de uma porção que varia entre 3,5 gramas a 7 gramas em cada momento pré e pós-treino.
“Cerca de 20% da ingestão proteica de um atleta deve ser composta por aminoácidos de cadeia ramificada. A quantidade leva em consideração as necessidades nutricionais individuais do paciente. É necessário analisar a quantidade de proteína que ele já consome através da dieta e calcular o déficit em relação à sua necessidade diária”, afirma o nutricionista.
O BCAA oferece algum risco à saúde?
Cirico aponta que o suplemento não oferece risco algum à saúde. “Até porque todo indivíduo já ingere naturalmente BCAA quando consome peixe, frango, ovos, carnes, feijões, ervilha, lentilha, grão de bico”, exemplifica.
Whey x BCAA
O whey protein talvez seja o suplemento mais citado quando o assunto é hipertrofia, mas não é que o BCAA seja menosprezado. “Ele é apenas um produto muito específico. Aliás, o BCCA faz parte da composição do whey. Então, quando a pessoa consome o whey, ela ingere os aminoácidos também”, explica Cirico, sobre a aplicabilidade do produto.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.