BBB22: chupar limão como Bárbara é saudável? Médico responde
Especialista explica que tolerância ao azedo varia de pessoa para pessoa, assim como no caso das pimentas
atualizado
Compartilhar notícia
Na madrugada desta quarta-feira (26/1), a gaúcha Bárbara Heck causou polêmica nas redes sociais ao aparecer chupando um limão puro. Segundo a equipe da sister, ela começou a comer a fruta na vida adulta, depois de se acostumar a usar o suco em um shot matinal.
O gastroenterologista Bernardo Martins, do Hospital Santa Lúcia, explica que o consumo de frutas in natura é saudável, uma vez que algumas vitaminas se perdem no processamento. “Deixar a fruta exposta ao tempo, fatiar ou armazenar de forma inadequada, por exemplo, podem trazer comprometimento nutricional. Outro benefício de comer a fruta crua é a presença das fibras, que contribuem para o funcionamento gastrointestinal”, ensina.
Porém, no caso do limão, que é extremamente ácido pela concentração de vitamina C, o consumo pode trazer lesões na pele da boca, língua, esôfago e estômago. Mas depende de pessoa para pessoa, assim como alguns indivíduos são mais tolerantes à pimenta, por exemplo. Se o paciente está comendo a fruta e não sente nenhum problema, o médico afirma que se pode continuar com o alimento.
“Se não tem nenhuma lesão, na maioria das vezes não há prejuízo. Mas a maioria das pessoas que têm alguma inflamação no sistema digestivo pode ter piora dos sintomas, com aumento de aftas, esofagite, azia e gastrite. O ideal é ir pelo bom senso e fazer o teste”, diz Martins.