Barry Keoghan quase perdeu braço por conta de bactéria. Entenda quadro
Ator americano teve fasciíte necrosante em 2020, infecção causada por uma bactéria comedora de carne, e médicos chegaram a cogitar amputação
atualizado
Compartilhar notícia
Astro do filme Saltburn (2024), o ator Barry Keoghan teve uma traumática infecção bacteriana que quase levou à amputação de seu braço enquanto gravava outro filme. O caso foi revelado pelo diretor de cinema Martin McDonagh em entrevista à mídia americana nessa terça-feira (9/1).
Em 2020, pouco antes do início das filmagens do vencedor do Oscar Os Banshees de Inisherin (2022), o ator foi hospitalizado com fasciíte necrosante, infecção rara e grave causada por um grupo de seis bactérias conhecidas como comedoras de carne.
O que é a fasciíte necrosante?
A bactéria entra no corpo através de pequenas feridas e leva a um rápido apodrecimento dos músculos. O contato com as bactérias pode acontecer até por meio de cáries. Ela leva as regiões atingidas a ficarem inchadas e avermelhadas e causa intensas dores.
As bactérias podem agir de forma conjugada, unindo várias espécies, e se espalhando pelo corpo. A fasciíte necrosante destrói a musculatura, causando dor intensa, e o tratamento muitas vezes precisa ser feito com a remoção de toda a área afetada, além do uso de antibióticos.
O caso de Barry Keoghan
O ator precisou tomar uma bateria de antibióticos potentes durante uma semana até que o quadro fosse controlado. Inicialmente, os médicos chegaram a cogitar a necessidade de amputação do braço dele, mas Keoghan respondeu bem ao tratamento medicamentoso.
“Quando fui ao hospital, quatro dias antes das filmagens, o braço dele ainda estava inchado. Mas ele estava tipo: ‘Sim, claro, eu vou ficar bem — te vejo na terça’. Saí de lá muito energizado”, lembrou McDonagh sobre seu encontro com o ator. Keoghan conseguiu participar das filmagens do longa lançado em 2022 sem problemas.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!