Barriga inchada? Confira lista de 15 alimentos que devem ser evitados
O desconforto pode estar relacionado ao consumo de alimentos ricos em carboidratos de difícil digestão, que ficam fermentando no intestino
atualizado
Compartilhar notícia
A sensação de barriga inchada é bastante incômoda. Entre as causas do problema, está o consumo de alimentos chamados de FODMAP – sigla em inglês que significa oligossacarídeos, dissacarídeos, monossacarídeos e polióis fermentáveis. Esses alimentos possuem carboidratos de cadeia curta que são lentamente absorvidos ou não digeridos no intestino delgado, o que acaba causando o inchaço nesta parte específica do corpo.
Uma dieta pobre em alimentos FODMAP, por outro lado, reduz os sintomas da síndrome do intestino irritável e outras condições gastrointestinais, segundo mostram estudos. “Os FODMAPs podem fermentar dentro do intestino e atrair água para o trato digestivo, causando inchaço. Nem todo mundo é sensível aos FODMAPs, mas se você sentir inchaço constante, pode ser uma boa ideia limitar a quantidade de alimentos deste tipo”, sugere a nutricionista Gabrielle Fondaro, em entrevista ao jornal The Sun.
Uma maneira de aliviar o desconforto é substituir os alimentos com açúcares ricos em FODMAPs por outros com baixo teor. Eles contribuem para a diminuir a fermentação no intestino, reduzindo o estresse digestivo e o inchaço. Veja algumas opções:
Alimentos para diminuir o inchaço:
- Amoras;
- Arroz;
- Aveia;
- Banana;
- Batatas;
- Cenouras;
- Espinafre;
- Leite de amêndoa;
- Pepinos;
- Pimentões;
- Quinoa;
- Tomates;
- Uvas.
Alimentos que devem ser evitados:
- Abacate;
- Alcachofras;
- Alho;
- Castanha de caju;
- Cebolas;
- Cogumelos;
- Couve-flor;
- Damascos;
- Feijões;
- Frutas secas;
- Leite com lactose;
- Maçãs;
- Mel;
- Pistache;
- Trigo.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.