Barba ressecada ou com caspa? Aprenda a cuidar dos fios corretamente
Fios precisam de produtos específicos e cuidados diários para evitar incômodos à pele do rosto, como coceira e secura
atualizado
Compartilhar notícia
Engana-se quem pensa que, para manter o estilo barbudo, basta deixar os fios crescerem. A falta de cuidados com a pele do rosto ou o uso de produtos não indicados para esta área do corpo podem fazer com que a barba se torne ressecada, com caspa, descolorida ou mesmo incômoda, uma vez que a pele seca provoca coceira.
O médico tricologista Lucas Fustinoni, membro da Sociedade Mundial de Tricologia e da Sociedade Europeia de Pesquisa Capilar, explica que a “caspa” na barba é uma das principais dores de cabeça de quem opta por cultivar os fios. De modo geral, a descamação é causada pelo ressecamento da pele sob os fios.
A situação também costuma aparecer mais em homens que vivem em climas secos e quentes. Falta de higiene, uso de produtos inadequados, genética e desidratação são outros motivos que explicam a caspa na barba, de acordo com o médico. “As principais características da caspa na barba são vermelhidão, coceira e o descamação”, reforça Fustinoni.
Veja como cuidar da barba para evitar caspa e ressecamento dos fios:
Limpeza
A primeira dica para manter a barba sempre saudável é diminuir a temperatura da água durante o banho. Isso porque, segundo Lucas Fustinoni, a água quente retira parte do manto hidrolipídico, barreira protetora da pele formada por água e gordura. “Com isso, o tecido sob a barba passa a ficar com aspecto ‘rachado’, podendo causar coceira e até o surgimento de placas vermelhas de irritação”.
Além de optar por banhos frios ou com água morna, outra dica é não cair na tentação de lavar demais a barba. O excesso de lavagem pode retirar o óleo natural da pele, deixando-a seca e com aspecto “repuxado”. “O recomendável é lavar apenas duas vezes ao dia, assim como a pele do rosto”, ensina Fustinoni.
Esfoliação
Depois de higienizar o rosto, o ideal, segundo Bárbara Xavier, estetacosmetóloga da clínica Expose, é fazer uma esfoliação. O processo promove a renovação celular por meio da descamação ou da abrasão (esfoliação química ou física) e pode ser feito com produtos específicos ou até mesmo com ingredientes caseiros. “A esfoliação ajuda na prevenção de pelos encravados e deve ser feita sempre com movimentos circulares”, ensina a especialista.
Proteção solar
Outra dica da especialista em estética é evitar a exposição solar direta, especialmente nos dias posteriores ao uso de lâminas, já que a pele estará mais sensível. “É interessante aplicar protetor solar na barba porque os raios solares abrem as cutículas dos pelos e fazem com que os fios fiquem mais claros e quebradiços”, completa Bárbara.
Utilize produtos específicos
É recomendado, ainda, higienizar a barba com água micelar, uma vez que “o produto atrai e expele partículas como o sebo, poeira e até partículas de pele morta, o que mantém a barba sempre limpa”, explica a especialista.
Jamais utilize shampoos ou condicionadores capilares na barba. Este tipo de produto possui ativos que removem a oleosidade do couro cabeludo, mas não funcionam da mesma forma com a pele do rosto. Quando aplicados diretamente na barba, eles podem diminuir a camada de proteção natural dos fios, importante para a preservação da pele.
Hidratação
Ao fim do processo, invista em um óleo específico para a barba, indicado para evitar o ressecamento e a descamação da área. “O ideal, para os barbudos, é utilizar hidratantes específicos para pelos faciais, pois eles ajudam a evitar o problema do ressecamento”, completa o tricologista Lucas Fustinoni. Prefira produtos com ingredientes emolientes, como manteiga de karité.