Banho gelado pode ajudar no combate à obesidade, afirma estudo
Publicado na Nature, pesquisa submeteu ratos à uma dieta rica em gorduras e, depois, analisou efeitos de banhos a 4ºC nos animais
atualizado
Compartilhar notícia
Uma pesquisa realizada por cientistas da Universidade de Harvard sugere que banhos gelados podem ajudar a combater a obesidade, na medida em que reduzem a inflamação do tecido adiposo.
Publicado na revista científica Nature, o estudo submeteu ratos à uma dieta ocidental rica em gorduras. Em seguida, alguns foram expostos a uma temperatura de cerca de 4°C e outros, mantidos em um ambiente no qual o corpo deles não precisava produzir calor.
Os ratos expostos ao frio apresentaram redução de peso. De acordo com os cientistas, a exposição ao frio também diminui a inflamação do tecido adiposo e os levou a controlar melhor os níveis de açúcar no sangue.
Ainda não está bem estabelecido, mas os cientistas acreditam que isso ocorreu porque os roedores expostos ao frio tiveram de produzir uma quantidade de calor superior aos ratos que foram submetidos à temperatura normal.
Recuperação muscular
Os banhos de gelos estão se popularizando como uma estratégia fitness para a recuperação muscular e o controle da ansiedade, mas seus benefícios ainda não estão comprovados de maneira científica.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.