metropoles.com

Balão gástrico em cápsula: conheça o novo tratamento para obesidade

O balão gástrico deglutível dispensa endoscopia, anestesia e cirurgias. Conheça a nova alternativa para tratar o sobrepeso e a obesidade

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
GettyImages
Imagem colorida de cápsulas com um fundo rosa
1 de 1 Imagem colorida de cápsulas com um fundo rosa - Foto: GettyImages

O balão intragástrico já é uma opção consolidada no Brasil para o tratamento da obesidade. O dispositivo fica no estômago do paciente por um período que vai de 6 meses a um ano, e a inserção é feita através de endoscopia. A prótese fica cheia com soro fisiológico e tem a função de ocupar o espaço do alimento, levando o paciente a adotar uma dieta mais restrita.

No entanto, o balão gástrico deglutível surgiu como uma nova alternativa para os pacientes com obesidade. Diferente da versão intragástrica, não é necessário endoscopia para a inserção do dispositivo. Além disso, não é preciso se submeter à anestesia ou cirurgias, apenas deglutir uma cápsula. Quando ela chega no estômago, os médicos localizam a cápsula e fazem a insuflação do balão com um líquido especial.

Como funciona o tratamento

“Esse balão vai atingir 550 ml de volume e vai levar ao paciente a sensação de saciedade. Ele fica com o estômago cheio, fica saciado e isso inibe a sua fome. Ou seja, com o balão dentro do estômago, a pessoa passa a comer menos e se reeducar da sua maneira, com uma alimentação extremamente regrada”, esclarece o gastrocirurgião e endoscopista Eduardo Grecco. Ele destaca que existe um processo para adaptação do paciente, que inclui uma dieta líquida, cremosa e pastosa até ele voltar a se alimentar normalmente.

Leia o restante da reportagem no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?