metropoles.com

Bactérias do intestino podem proteger organismo contra vírus da Chikungunya

Quase metade dos pacientes com a doença são assintomáticos, e microbiota intestinal parece ser responsável pelo controle do vírus

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Joao Paulo Burini/Getty Images
Mosquito Aedes aegypti
1 de 1 Mosquito Aedes aegypti - Foto: Joao Paulo Burini/Getty Images

Uma das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, a Chikungunya é bastante comum no Brasil. Cerca de metade dos pacientes infectados nunca desenvolve sintomas, mas de 10% a 30% podem ter artrite debilitante que persiste por meses ou anos.

De acordo com uma pesquisa publicada nesta terça (14/7), no jornal Cell, as bactérias do intestino têm tudo a ver com a diferença entre o quadro assintomático e o grave. Feito em ratos, o estudo descobriu que microbiotas com falhas são menos capazes de controlar a infecção, e alimentar os animais com algumas bactérias específicas é suficiente para aumentar a resposta imunológica e reduzir os níveis do vírus da Chikungunya no sangue.

“Em muitas doenças virais, apenas uma parte das pessoas infectadas apresenta sintomas, e não entendemos direito o porquê. Algumas situações que acontecem durante a vida do paciente podem modelar o seu sistema imunológico e influenciar a capacidade de controlar a infecção no começo e ter sintomas mínimos”, explica Michael S. Diamond, responsável pelo estudo e professor da Washington University School of Medicine, nos Estados Unidos.

Ele diz ainda que ratos com um microbioma não saudável ficaram mais doentes e os mosquitos que os picaram tinham mais chances de serem infectados com o vírus.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?