Babosa deixa a pele e os cabelos mais bonitos
Babosa é o nome popular da aloe vera. Usada por nossas avós, a planta ganhou espaço na medicina convencional e na indústria de cosméticos
atualizado
Compartilhar notícia
A babosa é o nome popular da aloe vera, uma planta com origem africana usada desde o Egito antigo. O nome popular “babosa” se deve a sua característica gelatinosa (a baba). Dermatologicamente falando, ela é usada em tratamentos contra psicoríase, herpes, dermatite seborreica, bem como em vários tratamentos para os cabelos.
O uso dessa planta é de longa tradição em várias partes do mundo, inicialmente confirmados apenas pela experiência, mas hoje, também, por pesquisas científicas.
“Um produto natural que, por conta do seu intenso poder de hidratação, várias indústrias já fazem uso porque realmente traz benefícios para o paciente”, explica Natália Souza Medeiros, do Hospital Santa Lúcia e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
A planta também tem ação oxidante e cicatrizante. Tem propriedades de vitaminas, principalmente C e E. Segundo a dermatologista, a planta ainda tem potencial para destruir fungos e bactérias e, com alguns pacientes, é usada até em tratamentos de candidíase, por exemplo.