BA.2 corresponde a 84% dos casos recentes de Covid no Brasil
Levantamento feito com base em 70 mil exames mostrou que a subvariante da Ômicron já é a mais comum no país
atualizado
Compartilhar notícia
De acordo com um levantamento feito pelo Instituto Todos pela Saúde, 84,3% das amostras de coronavírus recolhidas no Brasil são da subvariante BA.2. O grupo analisou 70 mil exames feitos pelos grupos Dasa e DB Molecular entre os dias 17 e 23 de abril.
O levantamento anterior, feito entre fevereiro e abril, já havia mostrado a BA.2 como predominante, tendo sido mapeada em 69,3% das amostras. Segundo o Todos Pela Saúde, o comportamento da subvariante é semelhante ao observado em outros países, nos quais ela rapidamente se tornou a versão do coronavírus prevalente e causou um aumento na porcentagem de exames positivos.
O tipo de exame usado para mapear o comportamento epidemiológico foi o PCR Especial, que usa o gene S do coronavírus para detectar exatamente qual é a subvariante responsável pela infecção. O estudo mostra que a BA.2 já foi detectada em pelo menos 122 municípios em 13 estados brasileiros.
A subvariante é mais contagiosa do que a Ômicron, e é responsável por uma alta de casos em vários países, como Estados Unidos e China.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.