Aveia: confira 5 motivos para comer o cereal todos os dias
Rica em fibras, vitaminas e minerais, a aveia oferece diversos benefícios para a saúde
atualizado
Compartilhar notícia
A aveia é um dos alimentos mais versáteis e nutritivos para incluir no cardápio diário. Rica em fibras, vitaminas e minerais, ela oferece diversos benefícios para a saúde.
A nutricionista clínica e funcional Andrea Ferrara, da Clínica Bottura, em São Paulo, afirma que o cereal é excelente para a saúde digestiva e ajuda no controle dos níveis de açúcar no sangue.
“As beta-glucanas, fibras solúveis presentes na aveia, ajudam a regular o intestino e promovem uma microbiota saudável. As bactérias benéficas se alimentam desse tipo de fibra”, explica.
As fibras também são eficazes no controle do colesterol LDL, conhecido como colesterol ruim, e retardam a absorção dos carboidratos. “A digestão mais lenta mantém os níveis de açúcar no sangue mais equilibrados, evitando a glicemia”, acrescenta Ferrara.
A aveia também pode ser uma grande aliada na perda de peso e no emagrecimento. A nutricionista Camila Pedrosa, que atende em Brasília, explica que o cereal proporciona sensação de saciedade, ajudando a controlar o apetite ao longo do dia e reduzindo a vontade de beliscar entre as refeições.
Além das fibras, a aveia contém uma variedade de vitaminas e minerais que são importantes para o bom funcionamento do organismo.
“A aveia é rica em antioxidantes, que ajudam a combater os radicais livres, além de fornecer vitaminas e minerais como as vitaminas B1 e B5, ferro, magnésio, manganês, fósforo e zinco”, enumera Camila.
Esses nutrientes colaboram para o funcionamento do metabolismo e do sistema imunológico e conferem mais disposição ao corpo.
Confira cinco motivos para comer aveia todos os dias:
1 – Promove a saciedade
A aveia contém carboidratos de absorção lenta que prolongam a sensação de saciedade, ajudando a controlar o apetite. Em uma dieta equilibrada, essa propriedade auxilia na redução do consumo excessivo de calorias, favorecendo o processo de emagrecimento.
2 – Contribui para a redução do colesterol
A beta-glucana, uma fibra abundante na aveia, atua reduzindo a absorção de gordura pelo intestino. Como resultado, há uma queda nos níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue, o que contribui para a prevenção de doenças cardiovasculares.
3 – Controla o açúcar no sangue
As fibras presentes na aveia retardam a absorção de carboidratos, evitando picos de açúcar no sangue e mantendo os níveis de glicose mais estáveis ao longo do dia. O efeito é especialmente benéfico para pessoas que buscam controlar a glicemia ou possuem resistência à insulina.
4 – Favorece a saúde digestiva
A aveia é rica em fibras solúveis, que ajudam a manter o trânsito intestinal regular e a promover uma microbiota saudável. Com isso, ela melhora a absorção de nutrientes e apoia a imunidade, fortalecendo o organismo de maneira geral.
5 – Atua contra radicais livres
A aveia contém antioxidantes poderosos, como as avenantramidas e compostos fenólicos, que combatem os radicais livres no corpo. Esses antioxidantes protegem as células contra danos, ajudando a manter uma pele saudável e prevenindo o envelhecimento precoce.
Como potencializar os benefícios da aveia?
A maneira de preparar a aveia influencia diretamente na absorção de seus nutrientes e no aproveitamento de seus benefícios. De acordo com as especialistas, uma opção interessante é deixá-la de molho, prática conhecida como “overnight oats”.
“Deixar a aveia de molho durante a noite ajuda a quebrar o ácido fítico, um antinutriente que pode inibir a absorção de minerais como ferro e zinco,” explica a nutricionista Andrea. “O processo também libera enzimas que aumentam a disponibilidade de nutrientes e facilitam a digestão”, completa.
Além disso, combinar a aveia com alimentos ricos em vitamina C, como morangos, laranja ou kiwi, ajuda na absorção do ferro presente no cereal. “Misturar a aveia com gorduras saudáveis, como as encontradas em nozes ou sementes, também contribui para reduzir o índice glicêmico da refeição, auxiliando no controle dos níveis de açúcar no sangue”, complementa Andrea.
Para quem quer aproveitar a aveia de diferentes formas, o nutricionista Gabriel Moliterne, do Hospital Albert Sabin, em São Paulo, indica explorar variações no preparo e tipos de aveia.
“O farelo de aveia tem menos carboidratos e é mais rico em fibras, sendo mais indicado para quem busca emagrecimento. Já a aveia em flocos, com um teor maior de carboidratos e fibras, é uma boa opção para quem quer ganho de massa muscular”, ensina.
Outra dica é combinar a aveia com especiarias como a canela, que, além de agregar sabor, intensifica as propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias do alimento.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!