metropoles.com

Automedicação pode representar até risco à vida, diz especialista

Busca pelo alívio de dores muitas vezes leva a população a tomar remédios sem o acompanhamento médico, um hábito arriscado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock
Mulher tomando um remédio - Metrópoles
1 de 1 Mulher tomando um remédio - Metrópoles - Foto: iStock

Quando o assunto é dor, todos queremos resolver o problema o mais rápido possível. Essa pressa, porém, muitas vezes faz com que as pessoas deixem de consultar médicos e busquem diretamente medicamentos para aliviar os sintomas. A automedicação, porém, esconde vários riscos.

De acordo com o neurocirurgião Guilherme Rossoni, a automedicação mascara os sintomas de uma forma que dificulta os tratamentos no futuro. “A automedicação é algo extremamente perigoso e até mesmo fatal. Além de consequências como intoxicação e ineficácia no tratamento correto, a pessoa que se automedica corre risco de morte”, alerta ele.

O especialista pede atenção redobrada com os antibióticos, medicamentos necessários para combater infecções e que ganham rápida resistência se tomados sem controle. Além disso, o neurocirurgião destaca que o uso incorreto de remédios como estes pode piorar o quadro do paciente.

“Quando o paciente chega ao consultório é feita uma série de perguntas com objetivo de lembrar fatos e situações que podem estar relacionados à doença. Para fechar o diagnóstico, exames são solicitados. Aí sim podemos avaliar a melhor solução para cada caso, que pode nem ser com remédios”, detalha.

Conheça mais riscos no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?