Autoimagem positiva influencia resultado de exercícios, aponta estudo
Pesquisa de Stanford mostrou que pessoas motivadas têm melhores resultados nos exercícios físicos
atualizado
Compartilhar notícia
Você já se perguntou como o seu ânimo e sua percepção sobre si mesmo podem impactar na rotina de exercícios? De acordo com os resultados de um novo estudo realizado pela Universidade de Stanford, se ver como uma pessoa mais ativa melhora os resultados dos exercícios físicos.
O estudo analisou 162 participantes que utilizavam o relógio de contagem de passos. Os relógios do primeiro grupo exibiam contagens alteradas para mais — por exemplo, enquanto eles andavam uma média de 7.000 passos, os relógios mostravam 9.800.
No segundo grupo, eles mostravam um total de 4.000 passos. Além desses, outros dois grupos tinham acesso ao cálculo exato, mas um deles assistia a vídeos sobre o poder da mente e como ela pode influenciar a saúde.
Resultados
Os resultados do experimento mostraram que os participantes que sabiam o número correto de passos apontaram melhoras no humor e autoestima, além de ter uma melhor alimentação e aptidão aeróbica.
Já os que acreditavam dar mais passos do que realmente davam passaram a sentir que faziam exercícios suficientes e relataram experiências e melhoras similares aos que tinham acesso à contagem correta. O resultado foi o contrário dos que recebem números reduzidos — estes tiveram menor autoestima e piores hábitos alimentares.
Leia mais sobre o assunto no site Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.