Autismo: reconheça os sinais e saiba como tratar
Psicóloga explica como diferentes métodos podem ser combinados para tratar o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Veja quais são
atualizado
Compartilhar notícia
Como uma maneira de conscientizar as pessoas sobre a condição e dar mais visibilidade ao Transtorno do Espectro Autista (TEA), abril é o Mês de Conscientização sobre o Autismo.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma em cada 160 crianças no mundo tem TEA.
Uma pesquisa do Censo Escolar do Brasil registrou entre 2017 e 2021 um aumento de 280% no número de estudantes com TEA matriculados em escolas públicas e particulares. Esse total é equivalente a mais de 4 milhões de brasileiros.
Sinais de autismo
É possível identificar o autismo nos primeiros anos de vida. O transtorno se caracteriza pela dificuldade de comunicação ou interação social. No entanto, é preciso uma equipe multidisciplinar para o diagnóstico, como explica Jane Mary dos Santos, psicóloga clínica e hospitalar, especializada em análise de comportamento no Hospital Amhemed
“Não existe um diagnóstico clínico específico e fechado para o autismo. Por isso, é necessária uma série de avaliações de aspectos comportamentais e de desenvolvimento da pessoa, como uma entrevista com os pais ou cuidador, feita por uma equipe de várias áreas”, explica a especialista.
Leia sobre o diagnóstico e tratamento no site do Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!