Austrália aprova uso emergencial de vacina da Pfizer contra Covid-19
O imunizante é o primeiro aprovado no país que se destacou como exemplo no combate da pandemia com 900 mortes e 28 mil casos confirmados
atualizado
Compartilhar notícia
O governo da Austrália aprovou, nessa segunda-feira (25/1), a primeira vacina contra Covid-19 no país. A Administração de Produtos Terapêuticos (TGA, em inglês) – órgão regulador equivalente à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) – autorizou o uso emergencial do imunizante da Pfizer/BioNTech para pessoas com mais de 16 anos.
As doses começarão a ser distribuídas em fevereiro. Profissionais de saúde e idosos em casas de repouso serão os primeiros a receber as vacinas, que serão enviadas para até 50 hospitais, instituições de longa permanência e centros de cuidados para deficientes da Austrália.
A autorização provisória é válida por dois anos. Ela prevê a vacinação em duas doses, com intervalo de 21 dias. Para conseguir a aprovação definitiva no país, a Pfizer precisará continuar a fornecer informações sobre segurança, eficácia e qualidade da vacina.
Em nota, o governo afirmou que fechou “vários acordos” para receber vacinas contra a Covid-19 de outras empresas farmacêuticas, como a AstraZeneca e a Novavax.