Aumento na curva de Covid-19 no Brasil está relacionado a testes, diz Saúde
Equipe técnica sustenta que ampliação da capacidade de testagem explica o rápido crescimento do número de casos
atualizado
Compartilhar notícia
Em entrevista coletiva na tarde desta quinta (21/05), Eduardo Macário, diretor do Departamento de Análise em Saúde e Vigilância de Doenças não Transmissíveis, do Ministério da Saúde, afirmou que a curva crescente de casos no Brasil está relacionada com o aumento da capacidade de testes.
O país tem registrado uma curva mais íngreme do que outros países que já estão em processo de estabilização da epidemia. Segundo Macário, o Brasil está aumentando sua capacidade de analisar exames, e os resultados estão saindo mais rápido do que anteriormente. A curva não estaria crescendo, necessariamente, por um aumento real na quantidade de pessoas infectadas.
“Estamos nos aproximando da curva verdadeira do que está acontecendo no momento. O número de amostras é crescente e estamos ampliando a capacidade de processamento”, afirmou.
Interiorização e sazonalidade
Macário explica que os estados das regiões Norte e Nordeste estão na época sazonal de circulação de vírus respiratórios, mas a quantidade de casos estaria começando a se estabilizar. As unidades federativas mais ao sul ainda vão entrar na faixa sazonal da doença.
O ministério afirma que 62% dos municípios já identificaram casos de coronavírus e 24,3% registraram óbitos por conta da doença.
“Temos observado essa interiorização da Covid-19, que é bastante preocupante. Estamos reforçando a capacidade de resposta por meio de diferentes estratégias em parceria com estados e municípios”, afirma.