Áudio: cientistas transformam estrutura do coronavírus em música
Técnica é usada para entender melhor as proteínas do vírus e detectar partes da estrutura que não estão claras aos pesquisadores
atualizado
Compartilhar notícia
Pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, transformaram a estrutura do coronavírus em música. A sonificação, uma técnica usada com frequência por cientistas para entender como estão organizadas as proteínas, serve também para ajudar a decifrar as partes da estrutura que não podem ser vistas.
Com a “música”, os especialistas pretendem facilitar o trabalho de busca da cura ao vírus, encontrando locais onde medicamentos e futuras vacinas poderiam agir.
A sonorização do coronavírus foi feita pela equipe do professor Markus Buehler, que é músico e usa inteligência artificial para desenhar proteínas. Foi usada a estrutura do “espinho” do vírus, a parte mais externa dele, que teria o primeiro contato com possíveis medicações.
Cada nota musical representa um aminoácido. A ideia é que, mudando o volume das notas e sua duração, os cientistas simulem a ação de drogas nas proteínas.
Escute a música feita a partir da estrutura do coronavírus: