metropoles.com

Atriz de “Barrados no Baile” morre de câncer. Saiba mais sobre doença

A atriz Shannen Doherty que interpretou Brenda em ‘Barrados no Baile’ morreu no último sábado (13/7). Ela lutava contra um câncer de mama

atualizado

Compartilhar notícia

Foto: Instagram/Reprodução
foto colorida de rosto de mulher branca com olhos claros e franja - metrópoles
1 de 1 foto colorida de rosto de mulher branca com olhos claros e franja - metrópoles - Foto: Foto: Instagram/Reprodução

Shannen Doherty, conhecida pela série “Barrados no Baile” morreu nesse sábado (13/7) aos 53 anos. Ela tratava um câncer de mama, diagnosticado em 2015. A informação foi confirmada pela assessora de Shannen à People neste domingo (14/7).

A atriz ganhou fama interpretando a personagem Brenda Walsh na série Beverly Hills 90210, conhecida no Brasil como Barrados no Baile, em 1990. Em 1998, ela também deu vida à personagem Prudence Halliwell na série Charmed: Jovens Bruxas.

“É com o coração pesado que confirmo o falecimento da atriz Shannen Doherty. No sábado, 13 de julho, ela perdeu a batalha contra o câncer após muitos anos lutando contra a doença. A devotada filha, irmã, tia e amiga estava cercada por seus entes queridos, assim como seu cachorro, Bowie. A família pede privacidade neste momento para que possam sofrer em paz”, declarou Leslie Sloane em entrevista ao portal People.

Câncer de mama

O câncer de mama é uma condição que surge devido à proliferação descontrolada de células anômalas na mama, resultando na formação de um tumor que pode se espalhar para outras partes do corpo.

É um dos tipos mais frequentes de câncer em mulheres. Normalmente, o primeiro sintoma é um nódulo indolor, geralmente notado pela própria mulher.

De acordo com o Ministério da Saúde, existem diferentes tipos de câncer de mama, com alguns se desenvolvendo rapidamente e outros mais lentamente. A maioria dos casos, quando diagnosticados e tratados de maneira adequada. O prognóstico depende do tipo, tamanho e disseminação do câncer.

A doença costuma ser classificada de acordo com alguns critérios como: o tipo de tecido que deu origem ao câncer, o grau de disseminação e o tipo dos receptores tumorais nas células cancerosas.

Além disso, alguns fatores podem estar associados ao câncer de mama, como a idade, histórico familiar e certos genes anômalos.

Segundo o manual MSD, a prática de atividade física de maneira regular, sobretudo durante a adolescência e no início da idade adulta, pode reduzir o risco de ter câncer de mama.

Sintomas

Nos estágios iniciais, o câncer de mama geralmente não apresenta sintomas. A maneira mais comum de descobri-lo é quando uma mulher ou um profissional de saúde encontra um nódulo indolor na mama.

Algumas mulheres podem sentir dor na mama, no entanto, não significa que ela tenha a doença. Dor sem nódulo raramente é decorrente de câncer de mama.

Se um nódulo na mama não desaparece após alguns dias ou apresentar secreção sanguinolenta no mamilo, principalmente se for de apenas uma das mamas, pode ser um sintoma do câncer e a paciente deve ser avaliada por um profissional de saúde.

Diagnóstico

O oncologista Romualdo Barroso, do Hospital Brasília, explica que normalmente o diagnóstico é feito através de uma biópsia de um nódulo suspeito na mama.

O conjunto de algumas etapas podem levar a uma avaliação diagnóstica para detectar a presença da doença:

  • Exame clínico da mama;
  • Detecção inicial com mamografia e/ou outros exames de imagem (tomossíntese de mama, ultrassonografia, ressonância magnética);
  • Biópsia.

“As campanhas de rastreamento do câncer de mama, que recomendam a realização de mamografias anuais a partir dos 40 anos, são de extrema importância. Quando diagnosticado em estágios iniciais, o câncer de mama apresenta taxas de cura próximas a 100% quando o tratamento adequado é realizado”, afirma Romualdo.

Tratamento

O tratamento tem início depois que o quadro clínico tiver sido extensivamente avaliado. As opções dependem do estágio, do tipo de câncer de mama e dos receptores que o tumor tem. O tratamento pode incluir:

  • Cirurgia;
  • Radioterapia;
  • Quimioterapia sistêmica (de corpo todo);
  • Bloqueadores hormonais (medicamentos que afetam os hormônios).

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?