metropoles.com

Atenção, pais! Crianças pequenas não devem comer iogurte colorido

O queijinho petit suisse ou iogurte colorido tem excesso de açúcar, corantes e conservantes. Veja receita saudável para substituí-lo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock
iogurte
1 de 1 iogurte - Foto: iStock

Aquele famoso iogurte infantil, cuja propaganda garante que uma porção dele vale por um bifinho, não é uma comida recomendada para crianças até 4 anos. Isso porque na fórmula estão incluídos corantes, conservantes e grande quantidade de açúcar. “Não é um alimento indicado para crianças pequenas, têm excesso de açúcar, além de corantes, aromatizantes e conservantes”, afirma a pediatra Nathália Sarkis, do Hospital Santa Lúcia.

A pediatra acrescenta que, para crianças maiores, o iogurte colorido até pode ser incluído no cardápio, mas não deve ser dado como sobremesa pós-almoço. O cálcio presente na fórmula dificulta a absorção do ferro ingerido na refeição principal. “Não acho uma boa escolha e, de maneira nenhuma, vale como um bifinho”, reforça Nathália Sarkis. A recomendação médica é que as crianças só sejam apresentadas ao açúcar depois dos dois anos de idade. Antes disso, a indicação é que o sabor doce venha apenas das frutas. A partir de um ano de idade, além das frutas, o mel pode ser incluído no cardápio.

Receita
A nutricionista funcional Michelle Mendes, da Aliança Instituto de Oncologia, acrescenta que o iogurte tipo petit suisse é um alimento incluído na classe das guloseimas. “Não é como um iogurte, que pode fazer parte de um hábito diário, é algo que só deve ser comido excepcionalmente”, explica. De acordo com ela, mesmo para crianças a partir de 4 anos de idade devem ser feitas restrições. “A quantidade de açúcar presente na fórmula corresponde a 1/3 da recomendação máxima para a idade”, lembra.

Michelle Mendes indica uma alternativa caseira mais saudável: bater o iogurte natural integral, com banana congelada e morangos frescos. “A consistência fica bem parecida, é uma delícia”, aponta.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?