metropoles.com

Atenção! Baterias de brinquedos eletrônicos podem ser perigosas

Elas são pequenas, tóxicas e se ingeridas pelas crianças podem causar sérios danos para a saúde

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
pilhas
1 de 1 pilhas - Foto: null

As pequenas pilhas redondas e pratas, conhecidas como baterias de botão, usadas em brinquedos e outros equipamentos, podem ser perigosas e letais para crianças. Especialistas alertam os pais para ficarem atentos, especialmente neste período de festas de fim de ano, onde as incidências médicas com o objeto tóxico aumentam. Esse tipo de bateria pode ser encontrada em centenas de brinquedos, chaveiros, lanternas, eletrônicos e outras ferramentas.

Por serem pequenas e brilhantes, as baterias de botão chamam atenção das crianças menores e aumentam o risco de acidentes domésticos. E se elas forem engolidas podem causar queimaduras nos órgãos internos e engasgos. A saliva quando se junta ao material da bateria libera substâncias químicas  e tóxicas no corpo, que causam os danos nos nossos tecidos.

No Reino Unido, quando tinha dois anos, Sophie Skill, hoje com 6 anos, passou dias em coma após engolir uma bateria menor do que uma moeda de 10 centavos. O ácido de dentro do objeto queimou o esôfago da criança e chegou até seus pulmões, o que causou dor e lhe ameaçou a vida. A mãe dela, Clare, contou à BBC que não sabe como ela conseguiu pegar a bateria, apenas gritava muito. Quando chegou ao pronto-socorro precisou ser operada e demorou meses para se recuperar.

Os especialistas de prevenção de acidentes do governo britânico divulgou algumas dicas que podem ajudar os pais a evitarem este tipo de incidente:

  • Verifique se os brinquedos, eletrônicos e ferramentas que usam baterias de botão tenham compartimentos especiais fechados com parafuso.
  • Fique atento a cartões de Natal, pequenos enfeitas e controles remotos que não têm compartimentos fechados de forma segura.
  • Guarde as baterias novas e usadas fora do alcance das crianças.

(Com informações da BBC)

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?