metropoles.com

AstraZeneca pode levar até 9 meses para adaptar vacina a novas variantes do coronavírus

A farmacêutica estuda fórmulas eficazes contra as mutações do novo coronavírus encontradas no Brasil, Reino Unido e África do Sul

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Nataliya Vaitkevich no Pexels
vacina covid-19 coronavírus frascos e seringas
1 de 1 vacina covid-19 coronavírus frascos e seringas - Foto: Nataliya Vaitkevich no Pexels

A empresa AstraZeneca informou nesta quinta-feira (11/2) que o desenvolvimento de uma vacina adaptada para as novas variantes do coronavírus pode demorar de seis a nove meses para ser concluído. O prazo estimado foi dado durante o anúncio dos resultados financeiros do laboratório em 2020.

A farmacêutica estuda a eficácia, o efeito de diferentes intervalos entre as dosagens, o impacto das novas variantes e duração da imunização da vacina contra as mutações que geraram novas variantes do vírus Sars-CoV-2 no Reino Unido (B.1.1.7), na África do Sul (B.1.351) e no Brasil (P.1).

Um estudo preliminar, assinado por pesquisadores da Universidade de Oxford, mostrou que a vacina atual é eficaz contra a variante britânica. No entanto, ela se mostrou limitada para evitar os casos moderados e graves da doença provocada pela cepa sul-africana.

A África do Sul suspendeu o uso da vacina, no último domingo (7/2), após ensaios clínicos feitos na Universidade de Witwatersrand mostrarem que a fórmula tem proteção limitada contra a doença.

Nessa quarta-feira (10/2), a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou um guia interino recomendando o uso da vacina de Oxford/AstraZeneca mesmo em países com circulação de novas variantes.

Atualmente, as vacinas produzidas pela farmacêutica em parceria com a Universidade de Oxford são distribuídas em mais de 50 países, incluindo o Brasil, através da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

7 imagens
1 de 7

Arte/Metrópoles
2 de 7

Arte/Metrópoles
3 de 7

Arte/Metrópoles
4 de 7

Arte/Metrópoles
5 de 7

Arte/Metrópoles
6 de 7

Arte/Metrópoles
7 de 7

Arte/Metrópoles

 

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?