AstraZeneca e Gamaleya vão testar combinação de imunizantes contra Covid-19
As desenvolvedoras das vacinas de Oxford e Spunik V assinaram memorando de intenções para a cooperação, segundo o governo russo
atualizado
Compartilhar notícia
As fabricantes de vacina contra a Covid-19 AstraZeneca (responsável pela imunização de Oxford) e Instituto Gamaleya (produtora da Spunik V, a vacina russa) assinaram memorando de intenções para uma cooperação nesta segunda-feira (21/12), de acordo com o governo russo.
A ideia é testar uma combinação dos dois imunizantes, para avaliar se há aumento na eficácia da vacina britânica e se a fusão é segura. O estudo deve começar em breve.
As duas vacinas usam tecnologias semelhantes para incentivar o organismo a se proteger contra o coronavírus: um vetor viral. A diferença é que o imunizante da AstraZeneca utiliza o mesmo vetor nas duas doses, enquanto a vacina russa adota vírus diferentes.
Até o momento, a Rússia não publicou em revista científica os dados de eficácia de seu imunizante. A cooperação surgiu a partir de uma sugestão feita no Twitter pelos desenvolvedores do Instituto Gamaleya.
Veja, na galeria, como cada tipo de vacina funciona: