metropoles.com

Assintomáticos causaram quase 60% dos casos de Covid-19, diz pesquisa

Estudo realizado pelo CDC de Atlanta sugere que isolamento de casos confirmados não é suficiente para deter a pandemia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Wolffenbuttel/Governo de SC
Máscara
1 de 1 Máscara - Foto: Ricardo Wolffenbuttel/Governo de SC

Um estudo realizado pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) de Atlanta, nos Estados Unidos, mediu o nível de transmissão do Sars-CoV-2 entre indivíduos pré-sintomáticos, assintomáticos (sem sintomas) e sintomáticos.

A partir da uma meta-análise de oito estudos da China, os pesquisadores chegaram à conclusão de que 59% de toda a transmissão analisada veio de pessoas sem sintomas, compreendendo 35% de indivíduos pré-sintomáticos e 24% de indivíduos que nunca desenvolveram sintomas.

A pesquisa usou como base o pico da doença no quinto dia após a infecção, porém os cientistas avaliaram diferentes momentos do pico de infecciosidade em relação ao início da doença e variadas proporções de transmissão de indivíduos que nunca apresentaram sintomas.

Quando o ápice da infecção ocorreu no quarto dia (ou seja, um dia antes da média utilizada na pesquisa), a taxa de transmissão de assintomáticos e pré-sintomáticos saltou para 67%. Para os casos em que o pico da doença ocorreu no sexto dia pós-infecção, a taxa de transmissão assintomática foi de 51%.

O levantamento mostrou, ainda, que 30% dos indivíduos infectados nunca desenvolveram sintomas, porém foram 75% mais contagiosos que os sintomáticos. Os resultados da pesquisa foram publicados no portal científico Jama Network.

Os dados revelam, de acordo com os pesquisadores, que a identificação e o isolamento de pessoas infectadas pelo Sars-CoV-2 não são medidas suficientes para controlar a propagação do vírus. “Essas descobertas sugerem que medidas como uso de máscaras, higiene das mãos, distanciamento social e testes estratégicos de pessoas que não estão doentes serão fundamentais para retardar a disseminação da Covid-19 até que vacinas seguras e eficazes estejam disponíveis e amplamente utilizadas”, afirmou Jay C. Butler, especialista do CDC e um dos principais autores do trabalho.

6 imagens
1 de 6

2 de 6

3 de 6

4 de 6

5 de 6

6 de 6

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?