As selfies aumentaram o número de cirurgias plásticas de nariz?
Estudo norte-americano aponta que 55% das pessoas que fizeram rinoplastia queriam sair melhor na foto. No Brasil, tendência ainda não pegou
atualizado
Compartilhar notícia
As redes sociais têm mexido com a autoestima das pessoas. Pelo menos é o que aponta estudo da Academia Americana de Cirurgiões Plásticos. Segundo dados de pesquisa divulgada pela instituição, 55% dos pacientes americanos que fizeram cirurgia plástica no nariz foram motivados pelo desejo de sair melhor nas selfies. Mas, de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), a tendência ainda não pegou no Brasil, as correções estéticas nesta parte do corpo não estão aumentando por aqui.
No Brasil, nos últimos dois anos, 78.039 pessoas fizeram cirurgia plástica no nariz, de um total de 839.288 cirurgias estéticas. De 2014 para 2016, houve um acréscimo total de 64.719 procedimentos estéticos, no entanto, o número de rinoplastias não cresceu. Segundo o otorrinolaringologista Guilherme Scheibel, o procedimento é complicado e requer cuidados. “É preciso ter o máximo de cuidado ao mexer no rosto de alguém. Os pacientes normalmente passam por uma psicóloga no pré-operatório. E, se o resultado não for do jeito que eles esperam, a cirurgia tem um impacto muito grande na autoestima”, explica.
Dentre os famosas que já mexeram no nariz estão as atrizes brasileiras Danielle Winits, Fernanda Souza, Cláudia Raia e Bruna Marquezine. A lista de atrizes internacionais que fizeram cirurgia inclui as gêmeas Olsen, Jennifer Aniston, Megan Fox, além da socialite Kim Kardashian e da cantora Miley Cyrus. A rinoplastia normalmente está associada à estética, mas também pode ser uma recomendação em casos nos quais uma cirurgia facilitaria a respiração, como a correção de desvio de septo.