Artrose: tomar anti-inflamatórios pode piorar dores, diz estudo
Estudo com 1.070 pacientes com artrose mostrou piora na inflamação das articulações e na qualidade da cartilagem após uso do medicamento
atualizado
Compartilhar notícia
Pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, descobriram que o uso de medicamentos anti-inflamatórios, como ibuprofeno, naproxeno e diclofenaco, prescritos para aliviar as dores nas articulações podem, na verdade, agravar a inflamação decorrente da osteoartrite (artrose). O estudo foi apresentado em uma reunião da Sociedade Radiológica da América do Norte.
Os fármacos pertencem à classe de medicamentos anti-inflamatório não esteróides (AINEs). O ibuprofeno, por exemplo, é indicado para redução da febre e alívio de dores, tais como: dor de garganta, de cabeça, de dente, nas costas, cólicas menstruais, dores musculares e decorrentes de gripes e resfriados.
Metodologia
Para o estudo, os médicos analisaram dados de 1.070 pacientes com artrose moderada a grave. Desses, 277 foram medicados com anti-inflamatórios não esteroides e os outros não tomaram remédios. Todos foram submetidos a ressonância magnética 3T do joelho no início e no final da pesquisa. O método gera imagens de alta resolução e clareza, em três dimensões.
Os pesquisadores observaram que a inflamação das articulações e a qualidade da cartilagem das pessoas que usaram ibuprofeno, naproxeno ou diclofenaco pioraram nos quatro anos seguintes ao início do experimento em comparação aos demais.
A professora Johanna Luitjens, uma das autoras do estudo, levantou algumas hipóteses sobre o resultado. Ao jornal The Sun, ela explicou que o efeito de tais medicamentos pode não prevenir a inflamação das articulações, resultando em piora ao longo do tempo.
Por outro lado, os pacientes que têm inflamação das articulações e fazem uso desses medicamentos também podem ser fisicamente mais ativos, o que pode levar ao agravamento da inflamação.
“O uso de AINEs por sua função anti-inflamatória tem sido frequentemente propagado em pacientes com osteoartrite nos últimos anos e deve ser revisto, uma vez que não foi possível demonstrar um impacto positivo na inflamação das articulações”, disse a professora Johanna Luitjens, uma das autoras do estudo.
Artrose
Pessoas com artrose geralmente sofrem com dores e inchaço nas articulações, rigidez e diminuição da mobilidade articular, perda da flexibilidade e estalos nas articulações.
O problema pode ser resultado de um processo natural do envelhecimento, bem como estar relacionado ao excesso de peso e a esforços físicos repetitivos.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.